Animal resgatado na BR-163 ganha nova família

A primeira cachorra resgatada na BR-163, após firmada a parceria entre a Rota do Oeste e o Projeto Luta e União de Amigos para Animais em Risco (Projeto Lunaar) de Cuiabá, ganhou novos donos. A família estava em busca de uma companhia para a cadela que já tinha, e em um pouco mais de um mês a Ruth já estava no novo lar.

A adotante, Vânia da Silva Oliveira, mora na zona rural e considera a parceria uma forma de ajudar animais que precisam de amparo. Para ela é importante ter quem resgate e leve para tratamento. “Melhor ainda, é que eles podem se recuperar em um abrigo e têm a chance de encontrar uma família”. A escolha aconteceu porque a Ruth tem um problema na pata. Silva acredita que este seria um motivo para que as pessoas rejeitassem a cadela.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Wilmar Manzi, conta que esta foi a primeira adoção de um animal resgatado pela equipe, depois do início da parceria com o Projeto Lunaar, e espera o mesmo desfecho com todos. “O resgate é o início da nossa preocupação com a causa. Retiramos da BR-163, para que não corram risco, mas desde sempre nos preocupamos com as demais etapas do processo, como a recuperação e adoção”.

Carla Fahima, membro da diretoria do Lunaar, explica que a procura por animais aumentou durante a pandemia. “Hoje o Projeto tem ao todo, 80 gatos e cerca de 10 cachorros, mas a rotatividade foi grande nos últimos meses e eles têm ficado nos abrigos apenas durante o tempo de recuperação, logo são adotados. É ótimo, pois significa que o mesmo irá acontecer com aqueles que forem resgatados pela Rota”.

A nova dona conta também que, ao chegar no sítio, a cachorra estava agitada e não permitia ser retirada da caixa de transporte. Depois de algumas horas ela saiu por conta própria e começou a conhecer o ambiente. Fahima explica que existe um período de adaptação entre os dois locais. “Primeiro, eles se acostumam com o lar temporário, depois que vão para a casa definitiva, podem sim ficar um pouco ariscos ou bravos, mas dura apenas o tempo de adaptação”. Ao chegar no abrigo, Ruth também apresentava bastante agressividade. Segundo ela, é normal que eles fiquem assim quando passam por algum trauma.

Sobre a parceria

Manzi explica que a empresa resgata os animais que são localizados às margens da rodovia, em todo o trecho sob concessão (que vai de Itiquira a Sinop) e os direciona para tratamento em clínicas veterinárias. Assim, podem se recuperar de ferimentos ou até mesmo de uma possível doença. “A parceria é uma melhoria no procedimento, porque após este processo, o Projeto Lunaar vai oferecer moradia para que eles aguardem a adoção”.  A empresa também irá fornecer apoio nos custos de tratamento dos animais resgatados pelo próprio Projeto.

Fahima acredita que a atitude da Concessionária irá possibilitar que muitos animais ganhem os cuidados necessários. “O Projeto sobrevive de doação e é muito importante que tenhamos apoio. A gente sabe que os animais ficam receosos depois do resgate, o lar temporário é o local de recuperação e a primeira adaptação”, completa.

Como adotar

Os interessados em adotar um animal resgatado pela Rota do Oeste e também pelo Projeto Lunaar, podem acessar as redes sociais buscando por @projetolunaar no Facebook ou no Instagram.

Veja também

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar