Biblioteca Municipal Monteiro Lobato está com 100% do acervo cadastrado digitalmente

Já fez a lista dos livros pra ler em 2020? Pois saiba que a alimentação do saudável hábito da leitura pode ser feita de maneira totalmente gratuita. A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, concluiu a digitalização de todo o seu acervo na plataforma BiblivreV, hospedada no site do Governo do Estado de Mato Grosso. Com isso, agora é possível acompanhar, pela internet, se o livro desejado consta, ou não, no acervo da Monteiro Lobato.

Para tanto, basta que o interessado acesse o link http://bibliotecas.cultura.mt.gov.br:8080/Biblivre5/biblioteca_pblica_municipal_monteiro_lobato/ e faça a pesquisa, tanto pelo nome da obra quanto pelo nome do autor. De acordo com o bibliotecário Edcleyton Fernandes, o processo de empréstimo de livros já vem sendo feito digitalmente desde o segundo semestre do ano passado. Atualmente, a Monteiro Lobato conta com mais de 6 mil livros e 1,8 mil usuários cadastrados.

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 22 horas, na Praça da Juventude, a Biblioteca, que em breve também contará com uma cordelteca, registrou 6 mil visitas em 2019.  “Ampliamos o horário de atendimento da unidade, sem o fechamento para o almoço, para democratizar o acesso à informação, permitindo que, por exemplo, trabalhadores que estudam à noite, possam usar este intervalo para alguma pesquisa ou empréstimo de livro”, explica Edcleyton.

Para fazer o empréstimo de livros, é preciso efetuar o cadastro na unidade, apresentando documento de identificação com foto e comprovante de residência.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544 5648 ou pelo e-mail bpmsmonteirolobato@gmail.com. Doações de livros também podem ser feitas na unidade durante o horário de funcionamento. A equipe técnica avalia todo o material antes de incluir no acervo da Biblioteca.

Veja também

Ministério Público de MT lança cartilha contra bullying e cyberbullying

“Ensino da Língua Inglesa na rede estadual de MT pode se tornar referência nacional e internacional”, diz pesquisador de Harvard

Governador anuncia aumento para profissionais da educação que atuam na alfabetização de adultos

Governador envia projeto para tornar obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais

Governo de Mato Grosso regulamenta Programa de Escolas Estaduais Cívico-Militares

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil em Sorriso fala sobre adaptação de alunos na volta às aulas