Sorriso: Equipe da Semec destina às unidades escolares materiais esportivos enviados pelo IEE

Estudantes em casa. Professores monitorando e auxiliando à distância a realização das atividades propostas remotamente aos alunos. Enquanto Sorriso atravessa a pandemia do novo coronavírus, os quase 15 mil alunos da rede municipal seguem com aulas remotas. As escolas são agora ponto de coleta e entrega das atividades que os alunos desempenham em casa, e que, a partir do dia 1.º de junho, passaram a contar como presença.

No entanto, enquanto das aulas não retornam da maneira tradicional, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vem promovendo ações para deixar as unidades escolares ainda mais atrativas para quando todos puderem voltar, com segurança, a frequentá-las.

Uma das ações que está sendo realizada, sempre dentro das regras de segurança sanitária, é a entrega de materiais esportivos que foram destinados a Sorriso pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), criado pela medalhista Ana Moser. Para as escolas, foram entregues bolas de modalidades diferentes, justamente para trabalhar a diversidade de opções quando o assunto é fazer exercício e vivenciar noções de trabalho em equipe e superação de limites, por exemplo.

Já para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), também foram enviados itens como bambolês, elástico, lousa e cones, entre outros objetos utilizados nas aulas de Educação Física com os pequenos. Mais que contribuir com equipamentos para as aulas de Educação Física, o trabalho desenvolvido pelo IEE  tem como foco a formação de profissionais.  Desde 2017, o Instituto promove em Sorriso a formação continuada de professores e também de coordenadores escolares.

“Por conta da pandemia, tivemos que cancelar o módulo de encerramento que seria promovido aqui em Sorriso e estamos trabalhando com o Instituto para viabilizar este trabalho por meio de Educação a Distância (EAD), já que alguns temas da formação já foram abordados em lives e salas de reunião virtuais”, explica a coordenadora de projetos da Semec, Ivanete Ferro.

“Temos só a agradecer todo o trabalho que o IEE vem desenvolvendo no município, pois são três anos de muito aprendizado, o que se traduz em aulas de Educação Física mais atrativas nas nossas unidades escolares”, pontua a titular da Semec, Lúcia Drechsler.

No município, o projeto conta com o patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal e apoio da Administração Municipal de Sorriso. O projeto “Formação de Professores da Rede Pública” tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Veja também

Sorriso sedia neste sábado (30) Campeonato de Capoeira Nagô

Polícia Federal prende ex-jogador Robinho em Santos

Prefeitura promove 3ª edição da Copa Verão Sorriso a partir de segunda-feira (25)

Complexo Arena Pantanal recebe semifinal do Mato-grossense de Futebol e Estadual de Jiu Jitsu Esportivo

Ministério Público de MT lança cartilha contra bullying e cyberbullying

 Atleta do programa de bolsas do Governo de MT participa de Campeonato de Ciclismo nos EUA