Consumidores podem aderir à tarifa branca em 2020; entenda como funciona

Começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, a tarifa branca para todas as unidades consumidoras que são conectadas em serviços de baixa tensão, tais como residências e pequenos comércios. Essa alternativa oferece a possibilidade do consumidor economizar na fatura da conta de energia se adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora dos horários considerados como de pico, quando há menor demanda de energia e os valores do quilowat-hora (kWh) são mais baratos.

Por outro lado, a fatura de energia pode aumentar no horário de consumo “intermediário”, que é uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e principalmente nos horários em que há maior demanda de energia. A tarifa branca não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona, explica que a tarifa branca é mais viável para aquelas pessoas que não ficam em casa no horário de pico. “Isso porque, o consumo nesse horário poderá acarretar aumento ao invés de diminuição na conta de energia elétrica”.

Em Mato Grosso, todo serviço de geração e fornecimento de energia elétrica é prestado pela concessionária Energisa. Os postos tarifários e os valores das tarifas residenciais já foram definidos e classificados:

Horário Posto Tarifário  Valor R$/kWh

15:30 – 17:30     Intermediário   0,803

17:30 – 20:30     Horário Ponta   1,261

20:30 – 21:30     Intermediário   0,803

21:30 – 15:30     Fora de ponta   0,522

24 horas              Tarifa convencional        0,627

Controle e novos hábitos de consumo

O consumidor conseguindo adotar hábitos que priorizem o consumo da energia nos períodos de menor demanda a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida.

Perfil de consumo

É importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. Todavia, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança.

Solicitação da Tarifa

Se o consumidor não perceber a vantagem, ele pode solicitar sua volta ao sistema anterior (tarifa convencional). A distribuidora terá 30 dias após o pedido para retornar o consumidor ao sistema convencional. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias.

Comparação

O consumidor deve comparar suas contas com a aplicação das duas tarifas. Isso é possível por meio de simulação com base nos hábitos de consumo e equipamentos. Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção junto à concessionária Energisa. Quem não optar por essa modalidade continuará sendo faturado pelo sistema atual.

Dicas do Procon-MT para economizar energia:

– Não deixar aparelhos ligados na tomada desnecessariamente, ainda que estejam fora de uso;

– Utilizar o ferro de passar roupa, máquina de lavar (roupa ou louça) uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de itens;

– Ao comprar um equipamento novo, verificar se possui o selo PROCEL de consumo reduzido;

– Evitar o uso do chuveiro elétrico no horário de pico e banhos demorados;

– Desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente, durante o almoço e antes de sair de casa – o ambiente ainda permanecerá climatizado!

– Se puder, troque lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que têm durabilidade maior, são mais eficientes e mais econômicas se comparadas às lâmpadas fluorescentes;

– Não deixar geladeiras e freezers próximos a fogão ou forno, pois eles utilizam mais energia para compensar ganho de temperatura;

– Evitar o abre-fecha de geladeira, bem como não colocar alimentos ainda quentes para gelar.

Veja também

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para concorrer ao sorteio de prêmios ao pagar IPTU de forma antecipada

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Corpos de motoristas de aplicativo são encontrado e três pessoas presas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril