“Decisão tem que ser técnica e não política”, diz Mauro Mendes sobre vacinação em crianças de 5 a 11 anos em MT

Aprovada na semana passada pelos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos foi assunto tratado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na manhã desta segunda-feira (20). O democrata defendeu que o único critério para a tomada de decisões seja o científico.

Mauro criticou a politização da vacina e disse que qualquer medida técnica tomada sobre o tema será tomada por profissionais que conhecem do assunto, principalmente quando a situação já passou por análise da Anvisa.

“A Anvisa aprovou e a autoridade maior sobre vacinação é a Anvisa, se existir alguma coisa divergente no estado, nossos técnicos vão rever”, disse o governador.

A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para a faixa etária de 5 a 11 anos. A autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

A avaliação da Agência levou 21 dias, descontados os 14 dias que a Pfizer utilizou para responder exigências técnicas da Anvisa. Na semana passada, o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, tinha dito que em Mato Grosso crianças não iriam vacinar até autorização do Ministério da Saúde. Mauro disse que se existiu ou existir algo divergente, os técnicos vão tomar providências, porque a decisão não pode ser política.

“Se existir alguma coisa divergente no estado, certeza que nossos técnicos vão rever os temas. Agora a Anvisa aprovou a partir dos 5 anos de idade. O sistema de vacina não deve ser politizada. Tem que ser uma decisão de quem é técnico. Isso é uma decisão para meus técnicos tomar, não é uma decição do governador e nem do presidente e nem dos prefeitos. Tem que ser tomada decisão pensando na população”, cocnluiu o governador.

Vacinas

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

Veja também

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para emitir boleto do IPTU e concorrer a prêmios

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente