Diretor Geral do IFMT Campus Sorriso apresenta Projeto Álcool 70º para vereadores

Há várias maneiras de colaborar com o enfrentamento da Covid-19, e praticar o distanciamento social é apenas uma delas. A higienização correta das mãos, da indumentária dos profissionais de saúde e dos ambientes de uso comum em unidades de saúde, por exemplo, são tarefas que demandam a mobilização de toda uma cadeia de produtos e serviços, entre eles, a produção e distribuição de produtos de limpeza. E contribuir com essa cadeia é uma forma de contribuir na guerra contra o novo coronavírus.

Em Sorriso, com o apoio de uma indústria local, o IFMT Campus Sorriso está produzindo álcool 70° para distribuição às instituições que lidam diariamente com o combate à Covid e a públicos que estão mais expostos ao vírus SARS-CoV-2 ou famílias que não têm condições financeiras de adquirir o produto em quantidade suficiente para a prevenção à Covid-19, doença que já alcançou mais de 20 milhões de pessoas e provocou mais de 700 mil mortes em todo o mundo.

O projeto é vinculado ao Edital Nº 47/2020 – RTR-PROEX/RTR/IFMT. Sob a coordenação do técnico em alimentos Rafael Ponciano Duarte, a iniciativa também conta com o apoio da Destilaria Buriti, que doou 5 mil litros de etanol a 92,8° (álcool que serve como matéria-prima para o produto glicerinado). Por meio dessa ação, até a última quinta-feira já haviam sido produzidos 1.400 litros de álcool 70° glicerinado, que tem a mesma eficácia do álcool em gel para a sanitização de ambientes e higienização das mãos. A estimativa é que, até o começo da próxima semana, o projeto, desenvolvido em um dos laboratórios do Instituto Federal, ultrapasse a marca dos 2 mil litros de álcool processados.

O IFMT entregou 1.000 litros de álcool 70º ao Hospital Regional de Sorriso. Outros 300 litros devem ser entregues para o Hospital de Campanha. Além disso, o projeto já recebeu pedidos para que parte do álcool que está sendo produzido seja destinado a associações de motoristas de aplicativo e taxistas no município.

Em visita a Câmara Municipal de Vereadores o Diretor Geral do IFMT – Campus Sorriso, Claudir Von Dentz apresentou o projeto para os vereadores.

Segundo Claudir a instituição que tiver interesse em receber o álcool 70º deverá encaminhar um oficio solicitando o produto ao instituto.

Veja também

Corpos de motoristas de aplicativo são encontrado e três pessoas presas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Estuprador é detido e agredido por populares após atacar mãe da ex-patroa

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável contra o neto da companheira