Diretor Geral do IFMT Campus Sorriso apresenta Projeto Álcool 70º para vereadores

Há várias maneiras de colaborar com o enfrentamento da Covid-19, e praticar o distanciamento social é apenas uma delas. A higienização correta das mãos, da indumentária dos profissionais de saúde e dos ambientes de uso comum em unidades de saúde, por exemplo, são tarefas que demandam a mobilização de toda uma cadeia de produtos e serviços, entre eles, a produção e distribuição de produtos de limpeza. E contribuir com essa cadeia é uma forma de contribuir na guerra contra o novo coronavírus.

Em Sorriso, com o apoio de uma indústria local, o IFMT Campus Sorriso está produzindo álcool 70° para distribuição às instituições que lidam diariamente com o combate à Covid e a públicos que estão mais expostos ao vírus SARS-CoV-2 ou famílias que não têm condições financeiras de adquirir o produto em quantidade suficiente para a prevenção à Covid-19, doença que já alcançou mais de 20 milhões de pessoas e provocou mais de 700 mil mortes em todo o mundo.

O projeto é vinculado ao Edital Nº 47/2020 – RTR-PROEX/RTR/IFMT. Sob a coordenação do técnico em alimentos Rafael Ponciano Duarte, a iniciativa também conta com o apoio da Destilaria Buriti, que doou 5 mil litros de etanol a 92,8° (álcool que serve como matéria-prima para o produto glicerinado). Por meio dessa ação, até a última quinta-feira já haviam sido produzidos 1.400 litros de álcool 70° glicerinado, que tem a mesma eficácia do álcool em gel para a sanitização de ambientes e higienização das mãos. A estimativa é que, até o começo da próxima semana, o projeto, desenvolvido em um dos laboratórios do Instituto Federal, ultrapasse a marca dos 2 mil litros de álcool processados.

O IFMT entregou 1.000 litros de álcool 70º ao Hospital Regional de Sorriso. Outros 300 litros devem ser entregues para o Hospital de Campanha. Além disso, o projeto já recebeu pedidos para que parte do álcool que está sendo produzido seja destinado a associações de motoristas de aplicativo e taxistas no município.

Em visita a Câmara Municipal de Vereadores o Diretor Geral do IFMT – Campus Sorriso, Claudir Von Dentz apresentou o projeto para os vereadores.

Segundo Claudir a instituição que tiver interesse em receber o álcool 70º deverá encaminhar um oficio solicitando o produto ao instituto.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região