Diretor presidente da SAMEL fala sobre invenção da cápsula Vanessa por equipe médica em Manaus (Vídeo)

O diretor-presidente do Grupo SAMEL, Luis Alberto Nicolau e o diretor clínico, dr. Daniel Fonseca concederam entrevista aos jornalistas Ivan Oliveira e Tâmara Figueiredo no programa A Voz do Povo, na Rádio Sorriso FM sobre a invenção da Cápsula Vanessa, ou Cápsula de Respiração Não Invasiva.

O equipamento é uma solução simples e barata desenvolvida por uma equipe médica de Manaus – Amazonas, que inventaram essa capsula que tem diminuído a necessidade da intubação dos pacientes com covid-19. Cápsula Vanessa é uma cápsula de ventilação que tem sido utilizada no tratamento de pacientes com COVID-19, provocada pelo coronavírus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-44.jpg

A cápsula é parecida com uma tenda feita com um plástico bastante resistente e armação feita com canos de PVC, com um filtro antiviral e antibacteriano que purifica o ar respirado pelo paciente, proporcionando mais segurança aos profissionais da saúde. Ela não foi patenteada pelo grupo e está sendo expandida para todo o Brasil. A solução simples evita colapsar o sistema de saúde público pois diminui o tempo de internação e evita que pacientes necessitem ser entubados.

O equipamento foi batizado de Cápsula Vanessa em homenagem a primeira paciente que foi entubada e depois passou pela VNI – Ventilação Não Invasiva e conseguiu se recuperar.

Confira a entrevista com os idealizadores da Cápsula Vanessa:

Veja também

Parte da restituição do IR pode ser destinada para fundos ligados ao Conselho Municipal da criança e Conselho do idoso

Defensora Pública Dra Luciana Decesaro fala da criação do Centro de Referência do autista em Vera

Comandante adjunto do Corpo de Bombeiros Thiago fala dos trabalhos nos primeiros meses de 2024 em Sorriso

Tradicional Festa da Colheita na Capela São Roque acontece nesse domingo (14)

Fundação MT realiza evento em Sorriso para tratar de cultivares/híbridos

Rotary Clube Sorriso prepara 36ª Edição do Torneio do Trabalhador