Empaer apresenta alternativa para diversificar produção no período da seca

Com objetivo de mostrar tecnologias voltadas para os produtores rurais, está em funcionamento há mais de um ano, o Espaço da Família Rural, localizado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com Sindicato Rural construiu numa área de cinco mil metros quadrados 43 canteiros de 15 metros quadrados para produção de hortaliças, frutíferas, feijão, arroz, milho, mandioca, flores tropicais e outros. No período da seca estão utilizando irrigação e cobertura de solo para o cultivo.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Lucas Stevão da Silva Freire, destaca que o Espaço da Família Rural é um local que visa atender os produtores rurais e demais visitantes com informações sobre demonstração de métodos e técnicas de cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente, assistência técnica, extensão rural e outros. Ele explica que nesse período de estiagem é utilizado um sistema de irrigação de qualidade e proteção contra o sol com tela de sombreamento para alguns cultivos.

A intenção é mostrar como um sistema de cultivo pode  melhorar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Freire explica que uma das tecnologias adotadas é a cobertura de solo, mais conhecida como “Mulching”, um filme plástico que protege o solo e o sistema radicular das plantas. Este sistema é utilizado para fazer o revestimento da área de plantio e dos canteiros. “Essa é uma técnica que segura a umidade no solo e controla a infestação de ervas daninhas”, ressalta.

São apresentadas alternativas para diversificação da produção com potencial para gerar lucro e renda para os agricultores familiares. Lucas comenta que uma vez por semana é realizada a colheita de legumes e verduras. Atualmente estão colhendo alface, almeirão, cheiro verde e mandioca. Todos os produtos que estão no período de colheita são encaminhados para entidades filantrópicas, como por exemplo, para o Hospital do Câncer.

Lucas Stevão | Empaer

 Proteção contra o sol com tela de sombreamento 

Devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Espaço da Agricultura Familiar está fechado para visitação. O local será permanente e haverá a renovação de novos plantios e cultivos com a finalidade em apoiar atividades didáticas e técnicas aos agricultores, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral.  Na área, prestam assistência técnica o engenheiro agrônomo, Manoel Roque da Costa, a técnica em agropecuária, Gisele dos Reis Muniz, a nutricionista, Gislaine Ribeiro da Silva e a pesquisadora Dolorice Moreti.

De acordo com Lucas, os produtores interessados nas tecnologias aplicadas na área podem entrar em contato com os técnicos nos escritórios da Empaer mais próximos do seu município. Na região de Cuiabá, que atende produtores do Vale do Rio Cuiabá pode ligar para (65) 3648 9286 – 3648 9282 e também pelos e-mails:varzeagrande@empaer,mt.gov.brcuiaba@empaer.mt.gov.br .“Nesse período de pandemia não estamos realizando o atendimento presencial, somente orientando e prestando assistência técnica de forma digital ou pelo telefone”, esclarece Freire.

Lucas Stevão | Empaer

“Essa é uma técnica que segura a umidade no solo e controla a infestação de ervas daninhas”.

Veja também

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Soja: exportações do 1º trimestre atingem recorde para o período