Grande mortandade de peixes no Teles Pires é inadmissível, afirma Sema

Durante o último fim de semana diversas espécies de peixes foram encontradas mortas ao longo do rio Teles Pires nas proximidades do reservatório da usina hidrelétrica –  UHE de Sinop. Uma grande quantidade de peixes de espécies como Piau, Matrinchã, Pacu, Curimbatá, Cachara, Tucunaré e outras apareceram boiando, mortos.

Em nota, a Companhia Energética Sinop, concessionária da UHE Sinop, informou:

“Em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Diante disso, foram observados espécies de peixes boiando ao longo do barramento da usina. Imediatamente, a companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação’.

E completou: “Essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes. Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível. A Companhia Energética Sinop reforça que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável”, expõe a empresa.

Já a SESMA foi categórica em afirmar que fato é inadmissível e que que o licenciamento não prevê tal mortalidade de peixes:

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que a grande mortandade de peixes, como vem ocorrendo no rio Teles Pires, não está prevista no licenciamento ambiental e é inadmissível. A pasta enviou, nesta segunda-feira (17), uma equipe multidisciplinar para investigar as causas e apurar as responsabilidades em relação à grande mortandade de peixes no rio Teles Pires. O primeiro atendimento ao ocorrido foi realizado pela Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop (DUDSinop) no domingo (16).

De acordo com a pasta, “diante da inadmissibilidade do que vem ocorrendo, a Companhia Energética de Sinop já foi multada em mais de R$62 milhões ao longo dos últimos 18 meses. A pasta reitera que o licenciamento não prevê tal mortalidade de peixes, uma vez que o instrumento visa justamente mitigar possíveis impactos ambientais”. 

Além das multas aplicadas, o empreendimento também foi notificado a instalar um sistema de repulsão dos peixes e a realizar correções na bacia de dissipação ainda em 2020. O acordo foi ratificado pela Justiça Federal em outubro de 2019.

As diligências realizadas pela Sema serão acompanhadas pelo Ministério Público Estadual, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec)”., finaliza a nota.

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso