Instituto de Pesos e Medidas fiscalizará hidrômetros a partir de setembro

Conhecido popularmente como “relógio”, o hidrômetro é o instrumento utilizado para medir o volume do consumo de água em um local e a sua irregularidade pode acarretar o aumento na fatura mensal.

Por isto, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), ciente do prejuízo que o aparelho pode causar, resolveu montar uma bancada de ensaio para a verificação dos hidrômetros. De acordo com o presidente, Bento Bezerra, a previsão é que os testes ocorram até setembro.

“Antes teremos que enviar alguns técnicos para fazer a capacitação em Mato Grosso do Sul”, explica.

Um dos principais pontos da atividade é dar mais confiança ao consumidor. Caso ele desconfie de alguma irregularidade do aparelho, é importante fazer a denúncia ao Ipem para que o aparelho seja verificado. Com isto, a empresa concessionária de águas terá que tirar o instrumento e enviar para ser feito o teste.

O relógio poderá ter uma tolerância de até 5%, tanto para perda quanto para ganho.

“Vamos supor que o hidrômetro esteja zerado, então passaremos 100 litros de água do tanque e veremos com o medidor de volume se foi preenchido o medidor de 100”, explica Bento.

“Caso não tenha preenchido pegaremos a de 20 ou então de 10 para calcular a perda”. Ou, seja, se o medidor de 20 litros for usado quatro vezes e o de 10 litros uma vez, houve uma perda de 10 litros (10%), estando fora do padrão.

Sendo assim, o consumidor poderá entrar em contato com a empresa e cobrar uma indenização. O Ipem – MT, por sua vez, também entrará com a denúncia.

“É importante que acima de tudo o consumidor se sinta respeitado”, conclui Bento.

Veja também

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para concorrer ao sorteio de prêmios ao pagar IPTU de forma antecipada

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Corpos de motoristas de aplicativo são encontrado e três pessoas presas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril