Janeiro Branco é marcado com campanha em prol da saúde mental e bem estar

Iniciar o ano usando branco é uma tradição, mas janeiro é também considerado o mês branco, uma campanha para preservar a nossa saúde mental.

De acordo a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Sorriso, Dra. Fabíola Slavieiro, uma vida em equilíbrio é de suma importância para a convivência em sociedade. “Se a saúde mental da pessoa está bem é notável sua positividade, vontade de viver, práticas regulares de atividades físicas, boa relação com amigos e familiares, rendimento escolar ou no trabalho e boas noites de sono, por exemplo”.

Segundo Fabíola, é imprescindível a auto avaliação como também a observação comportamental das pessoas próximas, como por exemplo: cansaço, irritabilidade, afastamento com os amigos ou tristeza podem ser alguns dos sinais, mas há também quem não apresente essas características e sofre calado, daí a importância do diálogo. 

Conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde, em Mato Grosso o índice de suicídio teve um aumento de 44% no período de 4 anos, envolvendo jovens de 15 a 29 anos de idade. É a terceira maior causa de morte nessa faixa etária em MT entre os homens e a sétima entre as mulheres.

“É importante cuidarmos de nossa saúde mental agora, para que não precisemos debater tanto o setembro amarelo que é o mês do combate ao suicídio”, orienta Fabíola.

 Para quem precisa de ajuda pode procurar o CAPS Sorriso, que fica localizado na rua Bené, 1663. Pode obter informações também por telefone no 3907-3503, bem como  no AME  e demais unidades de saúde do município. 

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde