Médico criador da Cápsula Vanessa vem a Sorriso dar instrução de uso do equipamento

O Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recebeu no Paço Municipal, no final da tarde de quinta-feira (16), o médico criador da Cápsula de Proteção Vanessa, Luís Alberto Nicolau, que veio de Manaus-AM acompanhado de uma equipe técnica.

A visita da comitiva amazonense ao município tem como objetivo a capacitação dos profissionais de saúde na utilização e manuseio da Cápsula Vanessa e o compartilhamento das ações exitosas implantadas em Manaus pela Samel no combate a Covid-19.

“Nós desenvolvemos vários trabalhos fora de nosso hospital de forma voluntária, e hoje estamos aqui doando para Mato Grosso 30 Cápsulas de Proteção Vanessa. Então não temos interesse financeiro nenhum, nosso interesse é salvar vidas. Nós queremos compartilhar nossos conhecimentos e nossas  experiências. E trouxemos mais oito cápsulas para Sorriso. E vamos deixar um protocolo nosso criado com base da experiência prática que vivemos. Então o que estamos trazendo para Sorriso é isso, nosso aprendizado e os resultados práticos muito positivos da ventilação não  invasiva”, explicou o médico Luís Alberto Nicolau.

Ainda segundo Nicolau, a Samel é referência em mundial em ventilação não invasiva (VNI) para Covid-19.

“Com a estrutura que encontramos aqui em Sorriso, somados aos acertos que tivemos, e estamos trazendo, através do Protocolo Samel, Sorriso será um polo de referência no tratamento a Covid-19, assim como fizemos há 30 dias em Roraima, e hoje já estão avançando contra essa doença, e aqui não será diferente. Hoje a Samel é referência mundial nesse tipo de equipamento”, ressaltou o médico.  

A visita da comitiva a cidade foi custeada por empresários de Sorriso.

“Temos a honra de receber esse médico que é referência em saúde no quesito respirador não invasivo, que veio com sua equipe para compartilhar conosco o seus conhecimentos. Não poderia deixar de agradecer aos empresários que custearam a vida da comitiva de Manaus até Sorriso”, pontuou o prefeito Ari Lafin.

Também participaram da recepção da comitiva, vereadores e secretários.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde