Médico criador da Cápsula Vanessa vem a Sorriso dar instrução de uso do equipamento

O Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recebeu no Paço Municipal, no final da tarde de quinta-feira (16), o médico criador da Cápsula de Proteção Vanessa, Luís Alberto Nicolau, que veio de Manaus-AM acompanhado de uma equipe técnica.

A visita da comitiva amazonense ao município tem como objetivo a capacitação dos profissionais de saúde na utilização e manuseio da Cápsula Vanessa e o compartilhamento das ações exitosas implantadas em Manaus pela Samel no combate a Covid-19.

“Nós desenvolvemos vários trabalhos fora de nosso hospital de forma voluntária, e hoje estamos aqui doando para Mato Grosso 30 Cápsulas de Proteção Vanessa. Então não temos interesse financeiro nenhum, nosso interesse é salvar vidas. Nós queremos compartilhar nossos conhecimentos e nossas  experiências. E trouxemos mais oito cápsulas para Sorriso. E vamos deixar um protocolo nosso criado com base da experiência prática que vivemos. Então o que estamos trazendo para Sorriso é isso, nosso aprendizado e os resultados práticos muito positivos da ventilação não  invasiva”, explicou o médico Luís Alberto Nicolau.

Ainda segundo Nicolau, a Samel é referência em mundial em ventilação não invasiva (VNI) para Covid-19.

“Com a estrutura que encontramos aqui em Sorriso, somados aos acertos que tivemos, e estamos trazendo, através do Protocolo Samel, Sorriso será um polo de referência no tratamento a Covid-19, assim como fizemos há 30 dias em Roraima, e hoje já estão avançando contra essa doença, e aqui não será diferente. Hoje a Samel é referência mundial nesse tipo de equipamento”, ressaltou o médico.  

A visita da comitiva a cidade foi custeada por empresários de Sorriso.

“Temos a honra de receber esse médico que é referência em saúde no quesito respirador não invasivo, que veio com sua equipe para compartilhar conosco o seus conhecimentos. Não poderia deixar de agradecer aos empresários que custearam a vida da comitiva de Manaus até Sorriso”, pontuou o prefeito Ari Lafin.

Também participaram da recepção da comitiva, vereadores e secretários.

Veja também

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça sinalização em salas de vacinas em Sorriso

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Mato Grosso oferece campanha de prevenção em Sorriso