Ministério do Turismo renova certificação de Sorriso no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorriso recebeu a certificação do Ministério do Turismo para continuar no Mapa do Turismo Brasileiro. Mais uma vez, o Município atendeu a todos os requisitos de atualização do programa. O estudo avalia a infraestrutura, investimentos e ações para fomentar o setor, como estabelecimentos de hospedagem, alimentação, lazer e prestadores de serviços. Todas as informações integram o Cadastur.

Para a classificação são analisados itens como o desempenho da economia do turismo; quantidade de meios de hospedagem; e empregos gerados no setor e recebimentos de turistas. O projeto permite que as regiões potencializem atividades turísticas trabalhando em conjunto com o Governo Federal.

O turismólogo do Município, Ricardo Henrique dos Santos, pontua que o mapa é “um instrumento que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país; nesse momento essa atualização do Mapa vem para fomentar políticas públicas mais precisas e assertivas para contribuir, de fato, para recuperação da economia do país”.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e desde 2016 é atualizado de dois em dois anos. A última atualização foi lançada pelo Ministério em 2019 e reuniu 2.694 cidades e 333 regiões turísticas, seguindo vigente até primeiro trimestre de 2022.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira, frisa que o Mapa garante autonomia aos estados para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A principal função é orientar a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas na destinação prioritária de recursos com foco no desenvolvimento regional do setor.

No Estado

Hoje o Mapa Estadual está dividido em 16 regiões turísticas com 85 municípios incluídos. “Sorriso integra a Região Turística do Portal do Agronegócio em que também estão inclusos os municípios de Santa Carmem, Feliz Natal, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Nova Ubiratã e Cláudia”, explica o turismólogo, Ricardo Henrique dos Santos.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

parada_gay2

Dia do Orgulho LGBTI+: preconceito afeta produção de dados sobre o tema segundo pesquisadores

porto dos gauchos tremor

Município no Nortão volta a registrar tremor de terra

sorriso

Serviços essenciais seguem mantidos no feriado do Padroeiro de Sorriso amanhã

RECYTEC

Centro de Recondicionamento de Computadores será inaugurado amanhã em MT

lailse

Homem mata ex-namorada e usa WhatsApp para confessar crime

Brigadistas de combate aos incêndios

Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais