No acumulado de janeiro a julho deste ano, foram registrados 1.019 acidentes. Em todos os 12 meses de 2020, o total de ocorrências foi de 1.633, frente aos 1.652 registros de 2019.  No acumulado 2017/2020, o número de acidentes foi reduzido em 2%. O número, que pode parecer muito pouco, ganha outra dimensão quando se leva em consideração um aumento de 23% na frota de veículos circulando no Município.

No entanto, mesmo com esforços em diversas frentes, não tem sido possível reduzir ou até mesmo manter estáveis estes números. “Há um trabalho intenso no sentido de manter as vias em boas condições de tráfego, de reforçar a sinalização e de desafogar pontos mais críticos, no entanto, é lamentável verificar este aumento no índice de ocorrências”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Além das ações de infraestrutura, o secretário lembra ainda que o trabalho para coibir a perigosa prática de conduzir sob efeito de bebida alcoólica também segue reforçado, por meio de operações integradas com a Polícia Militar (PM), com a Polícia Judiciária Civil (PJC), demais forças de segurança, órgãos fiscalizadores e avalizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

“Mais uma vez, fazemos nosso apelo aos condutores, para que mantenham a velocidade dentro do que é permitido por lei, que ajam de maneira prudente, com cautela e sempre no sentido de evitar acidentes, resguardando a saúde e, principalmente, a vida das pessoas”, reforça o secretário.