Obras de Infraestrutura do Governo de Mato Grosso geram mais de 4 mil empregos diretos

O Governo do Estado já gerou um total de 4.095 empregos diretos nas mais de 100 obras de Infraestrutura iniciadas e retomadas em todas as regiões de Mato Grosso desde 2019.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), os postos de trabalho foram criados nas diversas modalidades das 107 obras, desde a parte de restauração, pavimentação, construção de pontes, passando pelo gerenciamento, gerenciamento ambiental e supervisão.

Ações como esta tem colaborado para que Mato Grosso figure em 1º lugar como o estado que mais criou empregos em junho deste ano, conforme o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com 6.790 novos postos de trabalho.

“Além de melhorar a qualidade de vida e de locomoção dos mato-grossenses, essas obras têm ajudado na logística para o transporte da produção da agricultura familiar e do agronegócio, além de empregar milhares de pessoas. Em um momento de pandemia, a criação de empregos é uma das políticas públicas mais importantes para a população”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O governador destacou que, no momento, o Governo do Estado está com mais de 1 mil km de obras de pavimentação em andamento, e outros 968 km de restauração e 72 pontes sendo tocadas. Esse grande volume de obras, segundo ele, movimenta toda a economia.

“Essa demanda de obras faz com que as construtoras e outras empresas envolvidas busquem mão-de-obra, gerando empregos. E aí precisam comprar cimento, tijolo, prego, estruturas. Consomem combustível. Pagam impostos que são revertidos em serviços para a população. Os trabalhadores recebem o dinheiro e usam no comércio e nos serviços da região onde a obra está sendo tocada. É um efeito cascata que traz inúmeros resultados positivos”, reforçou.

O secretário da Sinfra, Marcelo Oliveira, afirmou que é gratificante para a secretaria ver que o Estado, em pleno momento de pandemia, está gerando empregos através de suas obras, como também em empresas contratadas para a elaboração de projetos, supervisão e gerenciamento.

“Isso demonstra que o Estado de Mato Grosso está enfrentando os desafios com determinação e mostrando a todos que, quando se tem uma direção, é possível atingir aquilo que foi determinado, gerando empregos e satisfação a toda a população que, no fundo, são as mais beneficiadas”, disse o secretário.

Geração de empregos

O levantamento da Sinfra mostrou que há uma ampla criação de novos postos de trabalho em todas as obras tocadas não só pelas empresas privadas, mas também pelas associações de produtores.

A pavimentação do trecho da MT-140 entre Nova Brasilândia e Planalto da Serra, por exemplo, gerou 208 novos empregos para atender a demanda. Outros 136 novos postos de trabalho foram criados para dar cabo às obras de manutenção e pavimentação da MT-343 entre Cáceres e Porto Estrela até o entroncamento da MT-246, em Barra do Bugres.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região