Pela primeira vez na história, produção de milho deve superar a de soja em Mato Grosso

Mais de 5,69 milhões de hectares. Este deve ser o tamanho da área cultivada com milho em Mato Grosso na segunda safra 2020/21. O salto de 5% em relação ao ciclo passado é reflexo da atual conjuntura do mercado do grão, com demanda aquecida e preços em patamares recordes. Também colaboram para este avanço a previsão de menor aposta no cultivo de algodão e a continuidade da conversão de áreas de pasto em lavouras, principalmente nas regiões norte e nordeste do estado.

A expansão leva em conta ainda a decisão de agricultores como o Anderson Matte, que vai voltar a apostar no grão depois ficar duas safras sem plantar milho. Na fazenda dele, em Canarana, o cereal deve ocupar pelo menos 800 hectares. “Nós vamos voltar a plantar de novo, ano passado plantamos 100% da área com gergelim. Este ano está previsto fazer 40% da área com milho. Essa decisão foi tomada devido à melhora de preço desse milho… se tornou viável de novo o plantio na região, apesar dos insumos e dos químicos terem acompanhado este preço. Vamos acreditar que esses preços vão se manter e voltar a dar lucratividade para o produtor. Talvez a gente até essa porcentagem da área em milho segunda safra, vamos aguardar o plantio da soja para ver se vai abrir janela para plantio maior dessa safrinha de milho”, comenta o agricultor.

Considerando a produtividade média prevista pelo Imea, que é de 106,28 sacas por hectare, a produção de milho pode chegar a 36,29 milhões de toneladas. Um novo recorde, quase 2,4% acima do volume colhido este ano. Se a projeção for confirmada, primeira vez a produção de milho será maior que a de soja em Mato Grosso, que deve girar em torno de 35,18 milhões de toneladas.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil