PF cumpre 13 mandados em MT em operação que investiga extração de ouro ilegal e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (28), 13 mandados de busca e apreensão em quatro municípios de Mato Grosso. A operação investiga uma organização criminosa por lavagem de dinheiro com extração e comercialização de ouro ilegal.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 9 mandados em Cuiabá, dois em Pontes e Lacerda, um em Matupá e um em Terra Nova do Norte.

Na Operação Lavagem de Ouro foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos. Além de Mato Grosso, os mandados foram cumpridos em oito estados da federação, como São Paulo, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão — Foto: Reprodução/Polícia Federal

Em Mato Grosso foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão — Foto: Reprodução/Polícia Federal

Conforme a PF, houve a participação de 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões.

Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Os crimes apurados são de lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade Ideológica, redução do pagamento de tributos federais, dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM), promoção de organização criminosa e usurpação de bem mineral da União.

Veja também

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada

Pastor e mãe são presos por tortura a criança de 7 anos em Apiacás

Grupo Especial de Fronteira apreende 500 quilos de cocaína após queda de aeronave em plantação de milho

Polícia captura mãe e filho que assassinaram idosos em Peixoto de Azevedo

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Marido de Ines Gemilaki é preso por suspeita de envolvimento em duplo homicídio no Nortão