Poder Judiciário e Procon de Sorriso formalizam termo de cooperação técnica

O Poder Judiciário, por meio do Juizado Especial da Comarca de Sorriso e o Município de Sorriso, por meio do Procon, realizaram Termo de Cooperação Técnica visando facilitar o acesso dos consumidores ao Poder Judiciário. O ato ocorreu na tarde desta terça-feira (03) no Fórum de Sorriso.

O Termo de Cooperação tem como objetivos a celeridade e economia processual, eis que o consumidor atendido no Procon, caso não solucionada sua pretensão, poderá requerer a imediata judicialização, via Processo Judicial eletrônico (PJE) pelo próprio Procon, evitando o deslocamento ao fórum e novo atendimento.

Conforme o juiz titular do Juizado Especial de Sorriso, Dr. Érico de Almeida Duarte, o propósito da parceria é de acabar com o atendimento dúplice. “Antes, quando a parte não estava satisfeita com o resultado obtido na demanda via Procon, ela tinha que apresentar todos os mesmos documentos à nova atermação no juizado. Agora, com o atendimento do consumidor já realizado pelo Procon, não satisfeito administrativamente, já servirá de atermação, caso assim pretendido pelo interessado, iniciando imediatamente a ação judicial”, explicou o magistrado.

Outro benefício obtido com o termo de cooperação técnica é a celeridade na homologação dos acordos, como destaca o coordenador do Procon, Robson Moura. “Havendo interesse do consumidor, os acordos extrajudiciais realizados no Procon, poderão ser imediatamente homologados pelo juizado, ganhando força executiva para a solução do conflito”, ressaltou Robson.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Juizado Especial e Procon é uma garantia do cumprimento da lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que estabelece no inciso VIII, artigo 6º, a facilitação da defesa dos seus direitos, que é princípio básico de direito do consumidor.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região