Policiais penais e forças de segurança controlam motim na Cadeia de Rosário Oeste

Cerca de 40 reeducandos da Cadeia Pública de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) que estavam no banho de sol, por volta das 14h deste domingo (28.06), iniciaram um motim. Eles começaram a arrebentar as grades do espaço destinado ao banho de sol e se preparavam para iniciar o movimento chamado cavalo doido, que é partir para cima da equipe de contenção, e tentar a fuga.

Os policiais penais fizeram disparos de munição menos que letal (antimotim) para conter os envolvidos. Dois recuperandos tiveram ferimentos leves, um na perna e um no braço, e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Com apoio do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Sistema Penitenciário, da Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), eles conseguiram conter o motim e controlar a situação.

Com o início do motim, reeducandos que estavam nas celas também começaram a depredar a unidade, com exceção dos que fazem trabalho extramuros e estavam em local separado. Os homens que participaram da ação quebraram portões, banheiros, bigornas, danificaram colchões, entre outros estragos que estão sendo analisados pelas equipes.

A ação pode ser uma retaliação à atuação dos policiais penais da unidade que, neste domingo, por volta das 10h, encontrou um colchão cheio de drogas dentro. O material foi levado por familiares para ser entregue a um reeducando, procedimento que foi adotado em substituição às visitas presenciais, por conta das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

A situação está controlada e a estrutura física está sendo analisada, com o objetivo de já iniciar os reparos que podem ser feitos imediatamente.

Veja também

Sorriso: golpe em compra de motocicleta via redes sociais termina em prejuízo de R$ 7 Mil

Sorriso: corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado; foi morto a tiros

Operação policial em Sorriso resulta na prisão de mais um suspeito de homicídio e sequestro

Polícia Militar lança Operação Páscoa Abençoada nesta quarta-feira (27) em MT

Homem que matou ex-companheira na frente dos filhos é indiciado também por ocultação de cadáver e estupro

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado às margens da MT-438 próximo a Vera