Postos de saúde passam a funcionar 15 horas por dia em Sinop (MT) após aumento de 900% nos casos de dengue

A partir desta quarta-feira (29), cinco postos de saúde de Sinop, na região norte do estado, passaram a funcionar em horário estendido para atender pacientes com suspeita de dengue. Entre os dias 1º e 20 de janeiro deste mês, foram registrados 419 casos de dengue em Sinop. Destes, quatro considerados graves e em um deles o paciente morreu.

Houve aumento de mais de 900% em relação ao número de casos registrados durante todo o mês de janeiro de 2019, quando foram confirmados 41 casos da doença.

Os postos dos bairros Menino Jesus e Violetas ficarão abertos de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos dos bairros Sabrina, Jacarandás e Maria Vindilina II de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sem interrupção no horário de almoço.

A prefeita Rosana Martinelli (PL) deu uma entrevista coletiva nesta terça-feira (28) para anunciar a mudança de horário das unidades de saúde.

Segundo a Prefeitura de Sinop, houve reforço médicos, técnicos e enfermeiros e a criação de uma sala especial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população com os sintomas da doença, para ajudar a suprir a demanda por atendimento que aumentou.

Além de ampliar o horário de atendimento, os cinco postos vão fazer a coleta imediata de exames e a entrega de resultados dos exames.

As outras unidades básicas de saúde do município seguem com atendimento normal, com horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Um mutirão contra a dengue também está sendo feito. As equipes de endemias e agentes de saúde já passaram por mais de dez bairros e fizeram vistoria em mais de 10 mil imóveis.

Em locais em que forem encontrados focos do mosquito, os moradores serão multados, de acordo com a prefeitura.

Veja também

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça sinalização em salas de vacinas em Sorriso

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Mato Grosso oferece campanha de prevenção em Sorriso