Preços do algodão chegam aos níveis mais altos desde julho 2018

Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade, com o dólar em alta frente ao real e com os preços internacionais firmes, as cotações do algodão tiveram forças para apresentar um ganho semanal de 6,3%. O mercado alcançou os maiores níveis desde o início de julho de 2018. Na média do CIF de São Paulo a pluma fechou a R$ 3,54/libra-peso, elevando os ganhos em relação ao mesmo período do mês e do ano passado para 15,4% e 40,5%, respectivamente.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento, é interessante ressaltar que esse movimento de alta ocorre quando o mercado recebe o produto beneficiado de uma das maiores safras da história.

No FOB exportação do porto de Santos/SP a fibra brasileira chegou ao final da terceira semana de outubro a 62,57 cents de dólar por libra-peso (c/lb), com alta de 4,95% frente ao fechamento da anterior. No mesmo espaço de tempo a alta acumulada pela fibra norte-americana em Nova York foi de 3,4%. Assim, em relação ao contrato de maior liquidez na Ice Futures a pluma brasileira está 10,5% mais acessível. Há uma semana essa diferença era de 11,9% e a um mês de 9,7%.PUBLICIDADE  

Os números mostram o fato de os preços estarem numa escalada de alta em pleno ingresso de safra, o que é explicado pela elevação dos preços internacionais e do câmbio que mantém a pluma brasileira competitiva no mercado externo. “Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade e precisando se reabastecer, os vendedores olham para a paridade de exportação e elevam suas pedidas”, conclui Bento.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil