Prefeito se reúne com a Comissão de Limpeza Urbana para discutirem novas ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti em Sorriso e pedem a colaboração da população

A Prefeitura de Sorriso está em alerta quanto ao problema do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika. Muitas ações estão sendo desenvolvidas na prevenção e controle destas doenças, para que não tome proporções alarmantes na cidade.

Além dos trabalhos em conjunto já realizados em combate ao mosquito, na tarde da última quarta-feira (22), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve reunido com a comissão da limpeza do município formada por representantes da Secretaria de Saúde e Saneamento, Núcleo Integrado de Fiscalização – NIF, Núcleo de Ações Integradas – NAI, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Casa dos Conselhos, Vigilância da Saúde e Atenção Básica e representantes do Programa Eco Sorriso, para discutirem novas ações que devem fazer partes dos trabalhos de prevenção e controle do mosquito.

Durante a reunião, foram discutidos sobre novos cronogramas de mutirão de limpeza, bem como, os locais que estão com maior índice de infestação do mosquito. Em alguns bairros, a situação é crítica, devido os índices elevados. Dados da Secretaria de Saúde e Saneamento mostram que 80% dos focos do mosquito da dengue, estão nos quintais das residências.

“Nós estamos muito preocupados. Os índices de infestação estão altos, mas, a gestão está trabalhando para que possamos dar tranquilidade á população. Porém, não adianta a Prefeitura e a imprensa colaborarem se o cidadão não fizer sua parte. Atualmente, o índice de infestação da larva do mosquito Aedes Aegypti no município está em uma média de 8%, sendo que o aceitável é de 1% por isso, temos a possibilidade de ter um problema grave de dengue em Sorriso”, alertou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis, Fábio Marchioro.

O prefeito Ari Lafin afirma que o Poder Executivo está em alerta com o problema da dengue no município. Ele adianta que, como parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura em combate a dengue, através de um trabalho conjunto, serão realizados alguns mutirões de limpeza, principalmente nos bairros onde o índice de infestação é maior.

“Neste final de semana, eu e todos os secretários estaremos trabalhando com os integrantes da Comissão de Limpeza Urbana no mutirão. Neste momento de alerta, precisamos da ajuda de toda a população e vamos trabalhar na região dos bairros, Carolina, Pinheiros I e II, Taiamã, onde os índices estão altos. Além destes bairros, temos apontamento de outras regiões da cidade, que também estão com índices acima do que é permitido”, declarou o prefeito, Ari Lafin.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril