Prefeitura de Sorriso faz homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemia

Hoje (04) pela manhã, cerca de 190 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Combate a Endemias (ACE), foram homenageados pelo prefeito de Sorriso Ari Lafin, em comemoração ao Dia 04 de outubro, data em que se comemora o dia Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e dos Agente de Combates a Endemias. A ação foi realizada no espaço do Marco Zero, e com direito a exercícios físicos, pilates e um café da manhã. Além do prefeito Ari Lafin, também esteve presente o vice-prefeito Gerson Bicego e o secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, o secretário de Governo Marlon Zanela e os coordenadores da saúde.

Ao fazer uso da palavra secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, lembrou-se de como surgiu a profissão de ACS e ACE, e reconheceu a importância da função.

“Esses profissionais são muito importante para a Saúde em nosso município. Ser agente de saúde é representar o povo, é viver o dia a dia a vida da comunidade. É ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. São eles que nos ajudam a cumprir metas de vacinação, combater os mosquitos e outras pragas, entre outros funções, por isso reconhecemos e valorizamos muito esses profissionais que nos ajudam a cuidar dos moradores de nossa cidade”, disse o secretário.

A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.

O prefeito Ari Lafin parabenizou os servidores pelo seu dia, e lembrou que está em formatação o PCCS para os agentes.

Quero parabenizar a todos vocês, pois sabemos da importância do trabalho que vocês realizam, por isso estamos elaborando o Plano de Carreira Cargos e Salários para os agentes de Combate a Endemia e para os Comunitários Saúde, que deverá ser implantado nos próximos dias e será um grande avanço na vida profissional . Parabéns pelo dia de vocês”, ressaltou o prefeito.

O evento contou ainda com a participação dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e fisioterapia da Unic, que realizaram as atividades físicas orientadas.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde