PRF, em Mato Grosso, registra 4 ocorrências de crime ambiental em 3 dias

A primeira situação foi em Sinop, na manhã de sexta-feira (21), quando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou o veículo SCANIA/R 440 A6X4, com placas de Claudia/MT.  O veículo, conduzido por um homem de 46 anos, estava carregado de madeira serrada que seriam transportados de Manicoré/AM, até Volta Redonda/RJ.

Ao fiscalizar a documentação da carga, os PRFs constataram que o veículo que estava carregado, não era o mesmo autorizado nos Documentos de Origem Florestal (DOF) e Nota Fiscal.

O condutor disse aos policiais que o motorista do veículo autorizado na documentação foi diagnosticado com COVID, não podendo prosseguir viagem, sendo lavrado um boletim de ocorrência e realizado o transbordo da carga para o caminhão ora abordado.

A declaração de doença como motivo para o transbordo da carga não encontra respaldo na normativa, uma vez que, o Art. 47 (IN 21/2014/IBAMA) determina o cancelamento do DOF nos casos de impossibilidade de realização da viagem pelo veículo autorizado. Dessa forma foram apreendidos 60 m³ de madeira serrada.

Ainda o veículo apresentava ausência de Arla 32 e diversas falhas nos sistemas, incluindo uma em que indicava que o reservatório estava cheio, sendo que o mesmo se encontrava praticamente vazio.

Diante da situação, veículo e carga foram apreendidos e encaminhados para o pátio do órgão ambiental (IBAMA), em Sinop.

A segunda e terceira ocorrências, foram no sábado (22), em Rondonópolis, em ação conjunta com o Exército Brasileiro. Primeiramente, por volta de 14h30, a equipe que atuava no combate aos crimes ambientais, na BR-364, abordou o caminhão M.Benz/Atego 2425, com placas de Piracicaba/SP e conduzido por um homem de 52 anos.

O veículo estava carregado com madeira beneficiada. Após análise das notas fiscais e guias florestais, foi constatado haver inconsistências na classificação das madeiras embarcadas, tornando a Guia Florestal apresentada, inválida. Foram apreendidos aproximadamente 14 m³ de madeira.

A outra ocorrência foi registrada pela mesma equipe, no mesmo local. Por volta de 16h, os PRFs abordaram o veículo VOLVO/NL10 340, com placas de Uberlândia/MG e conduzido por um homem de 39 anos.

Ao realizar a conferência entre documentação e carga, os policiais constataram que na carga havia perfil (bloco) não autorizado na Guia Florestal (viga e caibro). Dessa maneira o documento se torna inválido e a carga ilegal.

Nas duas ocorrências, os veículos foram encaminhados ao pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Rondonópolis-MT, onde permanecerão à disposição do juízo para as providências cabíveis.

Por fim, no domingo (23), novamente em Sinop, as equipes que atuavam na Operação de Segurança Viária, abordaram o veículo Volvo/FH 540 6X4T, com placas de Nova Trento/SC, que transportava madeira serrada. A carga era oriunda de Alta Floresta/MT, tendo como destino Governador Valadares/MG.

Ao realizar a volumetria, os PRFs encontraram o valor de 43,49 m³ de madeira serrada, um excesso de 5,39 m³ em relação aos 38,10 m³ autorizados nos documentos. Valores distintos em até 10% ao declarado na Guia Florestal podem ser ajustados administrativamente, porém o excesso mensurado ultrapassou o limite permitido, tornando o documento inválido e carga ilegal. Ainda a Guia apresentada estava com a data de validade expirada, sendo mais uma situação que torna o documento inválido.

Foi elaborado Termo Circunstanciado de Ocorrência que foi enviado ao Ministério Público Estadual, com cópia ao IBAMA. Veículo e carga foram encaminhados ao pátio do IBAMA, em Sinop.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos