Profissionais da saúde de Sorriso fazem treinamento em ventilação mecânica

Devido à pandemia do coronavírus (covid19), médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde e Saneamento participaram na sexta-feira (03) de uma capacitação sobre Ventilação Mecânica. O curso foi ministrado pelo médico Wilder Reverte da Costa, que é Instensivista pelo Hospital Sírio Libanês e responsável técnico pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sorriso.

A aula teórica, e prática, usando um boneco, foi realizado na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) e contou com a participação presencial de 20 profissionais da rede de saúde pública, os demais puderam acompanhar através da plataforma do Telessaúde, onde foi transmitido em tempo real, para diversas cidades de Mato Grosso.

Segundo dados do Telessaúde, 237 profissionais participaram da capacitação pela plataforma durante a transmissão. Nesta segunda-feira (06) já contabiliza cerca de 2mil acessos ao vídeo do curso que continua disponível aos usuários.

“Tivemos essa parceria com o profissional que se dispôs a contribuir com o enfrentamento a essa pandemia e deu esse treinamento para nossos profissionais que estão na linha de frente nessa batalha contra o Covid19. Somos gratos a todos que tem somado conosco nessa guerra contra esse inimigo invisível. Precisamos manter o isolamento social, pois é a melhor forma de prevenção”, pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Marchioro acrescentou ainda que ele juntamente com o prefeito Ari Lafin, já solicitaram mais ventiladores mecânicos para atender a cidade e região.

“Fizemos um oficio ao secretário de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde solicitando respiradores, haja vista que  esses equipamentos foram confiscados pelo Governo Federal e não há no mercado para podermos comprar, estamos aguardando a resposta”, disse o secretário.

O coordenador da Atenção Especializada, Matheus Freiria, participou de forma presencial do curso e avaliou de forma positiva. “Muito proveitosa, ele usa uma ótima metodologia para ensinar. Um assunto extremamente pertinente aos profissionais que atuam nas urgências e emergência, principalmente nesse período em que estamos passando”, disse ele.

Veja também

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso