Projeto literário “Contos do Mato - Arena literária 300 anos” ganha versão virtual

O 3º “Contos do Mato — Arena literária 300 anos” ganha versão virtual no período de 01 a 06 de setembro de 2020. O projeto aprovado em edital Municipal FUNDO/2019, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e foi adaptado em razão da pandemia do novo coronavírus e será transmitido por diferentes redes sociais.

Para a pedagoga e atriz Alicce Oliveira, que assina o projeto, os desafios surgem para serem superados. “Nos instiga e faz acreditar que é possível se superar. Como realizar um evento virtual? Não tinha a mínima ideia. Confesso que, diante de uma pandemia e uma crise sem precedentes, me senti meio impotente frente a situação. De que forma realizar este projeto em meio ao caos? Quantas incertezas”, desabafa.

O evento ocorreria no mês de março na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, mas em respeito às normas de biossegurança no combate a COVID-19, ele passou por uma reestruturação, que contou com a aprovação do Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do agora Conselho Municipal de Política Cultural.

“Essa avalanche de positividade, me fez enxergar uma luz de esperança, de união entre as pessoas, de apoio, de compreensão e pensar que sem essa equipe empenhada em realizar o evento, nada disso seria possível. Só tenho a agradecer, também, aos parceiros e ao público fiel que nos dá força, nos acompanham, nos motivam, acreditam e respeitam o nosso trabalho, esse evento é para vocês”, disse Alicce.

O projeto reúne artistas, escritores e editoras em um momento de fomento a literatura produzida no estado e no país, com programação que ocupará mais de 8 horas diárias. Segundo a organização, serão utilizadas as redes sociais facebook, instagram e youtube para a transmissão de contações de histórias, mesas redondas e shows.

A programação oficial começa no dia 01 de setembro com o lançamento do Projeto, com cerimônia de abertura e um show da Banda ¡Tchá Por dios!. No segundo dia, será a vez do Piquenique Literário com Natália Górtz e apresentações de Teatro Lambe-Lambe com o Coletivo Caixas no Caminho (MT). Essas atividades acontecem todos os dias nos períodos matutino e vespertino.

Os Espetáculos narrativos iniciam às 9h e seguem até o fim da tarde. No período noturno, a partir das 20h ocorre a Arena Literária, que reúne escritores e editores de Mato Grosso para dialogar sobre a cadeia do livro.

A Escritora carioca Ana Claudia Ramos, realiza uma palestra no dia 05 de setembro, trazendo ao público questões como: Qual a bagagem literária do escritor? O escritor é um leitor? Que caminhos um escritor precisa para publicar? Como se forma uma carreira e o que deseja um escritor ao ser publicado? Uma vez publicado, que trabalhos vêm depois? E como se tornar um mediador de leitura visando formar novos leitores? Uma palestra cheia de perguntas e muitas possibilidades. Quais serão os caminhos de cada um nesta formação?

No último dia, 06 de setembro, a Umanos editora oferece o curso Oficina Escrita Criativa das 8h às 12h. Já as às 17h, uma Batalha de Poesia realizada pelo Núcleo de Slam (MT) entra nas telas do expectador. Às 19h, uma Maratona de Histórias com Narradores Convidados encerra a programação.

Participam do 3º Contos do Mato: Mato Maurício Ricardo (MT), Cia Mapinguary (SP), Theatro Fúria (MT), Vinícius Rangel (MT), Cia Malas Portam (SP), Danilo Furlan (PR), O Tapete Voador (PE), Keydson Costa (PA), Jujuba E Ana (RJ), Natália Górtz (MT), Coletivo Caixas No Caminho (MT), os escritores Neusa Baptista, Lorenzo Falcão, Lucinda Persona, Lívia Bertges, Caio Ribeiro, Angela Coradini, Daniela Freire, Santiago Santos, Wuldson Marcelo, Aclyse de Mattos, Ivens Scaff, Niara Terena e; Rommel Kunze e Maria Teresa Carrión Carracedo, da Tanta Tinta e Entrelinhas respectivamente; Waldinéia Ribeiro pela SECEL/SEBPMT/BPEEM, Eliane Quinhone pela SME e Anna Claudia Ramos (RJ), além de outros convidados.

Evento virtualizado

As atividades tem data e horário para entrar nas redes sociais e ficarão disponíveis por tempo indeterminado no facebook, instagram e canal no youtube do evento. As mesas, palestras e shows acontecem ao vivo, com a possibilidade de interação do público através dos comentários e reações possíveis das redes sociais. Os alunos do curso “Seja um contador de histórias” também apresentarão o resultado final das aulas ministradas pela atriz e pedagoga Alicce Oliveira, proponente do projeto. Uma equipe de monitores, acompanhará toda a programação proporcionando a interação e o compartilhamento da programação.

**com informações da assessoria Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Veja também

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso

Encenação da “Paixão de Cristo” toma forma: preparativos em ritmo acelerado para uma noite de fé e emoção

Sorriso se prepara para celebrar a Páscoa com programação especial na Praça das Fontes