Queimadas – Atuação na BR-163 impede que incêndios se espalhem na vegetação

Os focos de incêndio em Mato Grosso aumentaram 20% no primeiro mês desde que o período proibitivo de queimadas (que vai de 01/07 a 30/09 de 2020) está em vigor, em relação ao mesmo período de 2019. A presença da Rota do Oeste na BR-163 auxilia no combate, com atuação rápida em focos iniciais de queimadas. A medida dá apoio ao Corpo de Bombeiros.

O secretário executivo do Comitê do Fogo, o Bombeiro Militar Paulo André Barroso, acredita que a atuação da Concessionária na BR-163 é de extrema importância. “Já é um local a menos para nos preocuparmos com o enfrentamento, porque a Rota está em todo o trecho fazendo o primeiro combate. Isso é de suma importância, pois a atuação de forma rápida em focos iniciais, impede que se torne uma ocorrência de grande proporção, evitando que o fogo saia do controle”. Ele explica que o ano de 2020 apresenta condições de seca mais severas do que os outros anos. “Os índices de chuva e o nível dos rios estão abaixo da média. Isso faz com que a vegetação fique mais seca e o fogo, tanto inicia, como se espalha com muita facilidade”, comenta.

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, ressalta que a Concessionária combate pequenos focos, em todo o trecho sob concessão, que vai de Itiquira à Sinop. A comunicação da empresa com a Corporação possui uma estrutura eficaz para o atendimento de incêndios de grande porte. Para ele, o desafio este ano é acionar a equipe de Bombeiros o mínimo possível. “É um momento delicado em todo o estado, então a meta é manter a nossa equipe em alerta, atuando nos focos iniciais, impedindo que o fogo aumente”, diz.

Os dados do Instituto Centro de Vida (ICV), que mostram o monitoramento dos focos de calor no estado durante o período proibitivo de queimadas, a partir das informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que julho foi o mês com o maior índice de focos de incêndio em Mato Grosso, registrando 2.429 novos casos. O Governo do Estado tem atuado com uma força-tarefa, em parceria com as Forças Armadas e iniciativa privada para diminuir estes índices.

A Concessionária possui 19 veículos de inspeção de tráfego, todos com abafadores e cinco caminhões pipa, que estão posicionados de forma estratégica para agir em pequenos focos de queimadas e no apoio ao Corpo de Bombeiros. “Destacamos sempre que o combate a incêndios de grandes proporções é atribuição do Corpo de Bombeiros. A nossa equipe é preparada para atuar em pequenos focos de fogo e sempre auxiliar o Corpo de Bombeiros em casos com maior proporção”, completa.

O que fazer quando há fumaça na rodovia

O gerente de operações da Rota do Oeste explica que os condutores devem ficar atentos à presença de fumaça na rodovia. Diminuir a velocidade, acender os faróis em luz baixa e manter a distância segura do veículo da frente são as primeiras atitudes. Se a visibilidade estiver comprometida, a orientação é que os condutores parem em local seguro. “Temos 18 Bases fixas de Atendimento ao Usuário (SAU), em todo o trecho.”, complementa.

Ferreira acrescenta que, caso avistem um foco de incêndio, os motoristas devem acionar imediatamente a Concessionária pelo 0800 065 0163, alertar a ocorrência nas praças de pedágio ou nas bases de atendimento ao usuário, ou ainda, acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou utilizar o número de Emergências Ambientais pelo 0800 647 7363.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital