Reunião debate a instalação de dez leitos de UTI no Hospital de Campanha

Gestores aguardam laudo da equipe técnica do Estado para implantação

O município de Sorriso e os demais 14 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde do Vale do Teles Pires aguardam o laudo da equipe técnica do Estado para a implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha de Sorriso.

Em uma reunião nesta manhã (28), o prefeito Ari Lafin, destacou que após o encontro em Cuiabá, na terça-feira passada (21), em que ele, o presidente do Consórcio Público de Saúde do Vale do Teles Pires, Edu Pascocki e o deputado João Matos se reuniram com o governador do Estado, Mauro Mendes, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; a equipe do Escritório Regional de Saúde já visitou o Hospital de Campanha e o município aguarda a resposta para esta semana. “Temos consciência de vários dados técnicos que precisam ser levados em consideração para a instalação dos leitos de UTI; há a necessidade de uma equipe treinada para atendimento intensivo; equipamentos e a água precisa ser de ótima qualidade para a realização de procedimentos como a hemodiálise”, explica Ari.

Contudo, conforme detalha o prefeito, caso a equipe técnica apresente um laudo desaconselhável à instalação, o município não irá ficar parado. “O eixo de contágio da Covid-19 saiu da BR 163 e está atingindo todos os municípios circunvizinhos; é direito de toda a população o atendimento à saúde, por isso estamos recebendo pacientes de outros municípios no Hospital de Campanha, e, caso o Estado entenda que não há condições de instalar leitos de UTI no HC; vamos instalar no mínimo mais 15 cápsulas Vanessa, adquirir mais respiradores e  continuar disponibilizando a medicação como tratamento precoce para quem apresenta sintomas e está aguardando o resultado do exame; além de garantir todo o atendimento para quem estiver positivado”, detalha o gestor sorrisense.

O presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, Edu Pascocki, reforça que as próximas medidas dependem do laudo do Estado. “Estamos aguardando para poder dar continuidade e comprar equipamentos” explica. Pascocki diz que desde o início da pandemia os gestores municipais, o Estado e o Consórcio estão atuando de maneira alinhada. “Somos um consórcio de 15 municípios, dependemos da espinha dorsal de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum para o atendimento da região toda. Estamos todos unidos, esferas municipais, Estado, Legislativo, Ministério Público e enfrentando essa pandemia com equilíbrio”, diz.

Pascocki destaca que ontem foram instalados e hoje, às 7 horas, entraram em funcionamento 20 novos leitos de UTI para tratar a Covid-19 em Nova Mutum. “Com mais 38 leitos da iniciativa privada na retaguarda par ao apoio”, acrescenta. “Em Sinop são mais 29 leitos de UTI exclusivo para o tratamento da Covid-19, desafogando os outros municípios”, explica.

Mas, segundo o presidente do Consórcio, a intenção é evitar que a população necessite de leitos de UTI. “Para isso estamos nos esforçando ao máximo. Ontem chegaram medicamentos como azitromicina e cloroquina que o Consórcio comprou e serão repassados aos municípios; recebemos também 65 mil testes rápidos e vamos adquirir mais 40 cápsulas Vanessa. Estamos unidos no combate e na prevenção à Covid-19”, complementa Pascocki.

Além de Ari e Pascocki, participaram da reunião o secretário de Saúde e Saneamento do município, Luís Fábio Marchioro; o presidente do Legislativo, Cláudio Oliveira e representantes das equipes técnicas do Consórcio de Saúde, do HC e do Hospital Regional de Sorriso.

Marchioro mais uma vez pediu à população conscientização para evitar o crescimento da curva de contaminados. “São medidas simples como evitar aglomerações; usar mascara; usar álcool 70⁰ e lavar as mãos com frequência”, diz. E quem se sentir mal deve procurar imediatamente o Hospital de Campanha, a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ou os PSF’s do Jardim Carolina ou São Matheus. “O Hospital de Campanha e a UPA atendem 24 horas e os PSF’s atendem das 7 às 13 horas especificamente para casos suspeitos de Covid-19”, ressalta Marchioro.

Dados de hoje em Sorriso

O secretário completa que hoje, 28 de julho, data do 129⁰ boletim diário da Covid-19 o município contabiliza 2.225 casos confirmados, dos quais 1.254 curados e 927 ativos com 46 pessoas internadas; destas 19 estão em UTI e 27 em leitos de enfermaria. No momento são 38 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 1.334 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 2.007 descartados. Hoje, 1.945 pacientes com sintomas recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19 e, ambos estão ocupados. “Durante a pandemia, infelizmente também contabilizamos 44 mortes e estamos com mais três em investigação; por isso pedimos à população que respeite as medidas de segurança evitando aglomerações”, alerta.

Marchioro lembra que qualquer dúvida em relação à Covid-19 pode ser tirada pelo número 150 que atende 24 horas. “Quem tiver denúncia de aglomerações também pode fazer pelo 150 que imediatamente são repassadas aos órgãos responsáveis”, completa.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde