Seaf discute medidas para alavancar a agricultura familiar de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) iniciaram na quinta-feira (05.09), em Sinop, o trabalho que avaliará a criação de um grande estande da Agricultura Familiar, durante a realização da 3ª edição da Norte Show 2020. A feira se tornou a principal vitrine do Agronegócio na região Norte de Mato Grosso.

O primeiro encontro entre os parceiros foi realizado na sede da Acrinorte, com a presença do secretário da Seaf, Silvano Amaral, do presidente da Acrinorte, Olvide Galina, do produtor rural Gilson Gobbi, e a participação de importantes instituições, como a Embrapa, Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Prefeitura Municipal de Sinop, Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e outros apoiadores que farão parte do projeto.

A proposta é alavancar a Agricultura Familiar com a oferta de um grande espaço de negócios, que terá o papel estratégico de promover a produção familiar e abrir as portas de um novo mercado consumidor. Além de estar aberto à comercialização de produtos para consumo doméstico, o estande também terá a função de favorecer a venda de produtos da agricultura familiar em larga escala, criando um ambiente favorável e aproximando o produtor de futuras indústrias e consumidores.

“Estamos projetando um grande espaço para demonstrarmos o potencial econômico da agricultura familiar, não apenas em números de produção, mas no quanto essa produção pode refletir na economia das famílias, municípios, região e Estado. É um potencial de crescimento e incremento financeiro que aumenta em nível exponencial e precisamos demonstrar a importância do produtor familiar na formação do nosso produto interno”, enfatizou Silvano Amaral.

Outras possibilidades, como a oferta de palestras técnicas, capacitação, exposição de maquinários e equipamentos, demonstração de novas culturas e o atendimento aos municípios e agricultores também estão sendo avaliados. Um grupo de trabalho foi criado para a elaboração do projeto, que será discutido em, no máximo, 30 dias.

Este ano, a Norte Show contou com a participação da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e do governador Mauro Mendes. Durante os três dias de evento, a feira reuniu um público de mais de 32 mil pessoas, 164 expositores e 700 marcas com a demonstração de produtos e novas tecnologias voltadas ao incremento e otimização da lida no campo. Foram movimentados mais de R$ 1 bilhão em negócios. A 3ª edição da Norte Show, em 2020, será realizada no período de 21 a 24 de abril.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil