Seminário em Lucas do Rio Verde debaterá legislação e segurança na aviação agrícola

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, a Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde-MT, será o palco do 3º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, focado na Aviação Agrícola, tanto tripulada quanto remotamente pilotada. O evento visa orientar sobre a legislação pertinente, apresentar instrumentos de aferição atmosférica para uma aplicação segura, discutir entraves à segurança das aplicações aeroagrícolas e encaminhar demandas para solucionar esses desafios.

No primeiro dia, pela manhã, Dr. José Victor Torres Alves Costa, Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), abordará a Nova Lei Federal de Agrotóxicos (Lei nº 14.785, de 27 de dezembro de 2023) e a Nova Lei Federal de Autocontrole (Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022). À tarde, Dra. Uellen Lisoski Duarte Colatto, Chefe de Aviação Agrícola do MAPA, discutirá o Projeto de Decreto Federal sobre Aviação Agrícola, seguido pelo Dr. Divaldo Custodio Maciel, Assessor de Relações Institucionais do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que falará sobre Projetos de Lei para Proibição de Aviação Agrícola.

O segundo dia começará com palestras sobre Receituário Agronômico e Responsabilidade Técnica, ministradas pelo Dr. Érico de Melo Campos, Assessor Técnico do CREA-MT, e pela Dra. Ana Paula Vicenzi, da Coordenação de Agrotóxicos do Indea/MT. O Dr. José Victor Torres Alves Costa finalizará essa sessão, que culminará em uma mesa redonda moderada pelo Dr. Cléverson Felipe Cardoso.

À tarde, Dr. Marcos Vilela de M. Monteiro, do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), discutirá a importância das condições meteorológicas para a Aviação Agrícola e apresentará novos equipamentos para indicação de inversão térmica. Ele também abordará, junto com o Dr. André Luiz Dias dos Santos, do Centro de Tecnologia de Aplicação de Holambra II – São Paulo, novos aplicativos para monitoramento de condições meteorológicas e previsão de ataques de pragas e doenças agrícolas. A programação se encerrará com um momento prático e a deliberação da plenária para encaminhamento de demandas.

O evento é promovido pela Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária de Sorriso (UTRA-SO/SFAMT/MAPA) e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), com a iniciativa da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde e diversas parcerias institucionais, incluindo a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), entre outros.

Veja também

No STF: Governo de Mato Grosso recua com proposta de expropriação de terras

‘Tarifaço dos EUA sobre a China pode aquecer demanda de soja, mas é preciso investir internamente’, avalia Aprosoja-MT

Safra de grãos em MT será a maior da história e com maior produtividade média da soja

Área maior de milho para Mato Grosso

Senado aprova instrumentos para reação brasileira a tarifas norte americanas

Custo operacional efetivo do algodão 25/26 é o maior desde a safra 22/23