Sorriso: Prefeitura pede apoio de população em mutirão de limpeza de combate à dengue; sujeira em terrenos chama a atenção

A Prefeitura de Sorriso pede mais conscientização de todos os moradores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, Zica e chikungunya.

Algumas imagens de terrenos e quintais de alguns bairros da cidade chamam a atenção dos profissionais. E pedem para população se conscientizar. É preciso que todos ajudem, pois sem esta colaboração será impossível vencer o mosquito.

Nesse sábado, dia 01/02 a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde fará um mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti no Mário Raiter. O início será às 8 horas em frente ao PSF do Bairro.

O prefeito Ari Lafin pediu a colaboração de todos os moradores para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, que costuma por seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

“Estaremos neste sábado trabalhando de forma coletiva com toda gestão no bairro Mário Raiter. Convidamos todos os moradores a participarem conosco e nos ajudar nessa limpeza na busca de combater a dengue, Zica e o chikungunya. Independente dos mutirões que estamos trabalhando através de um alerta da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, o calendário de coleta permanece normal, então a todos os bairros a gente pede nesse momento que sigam o calendário. E deixando bem claro que na segunda-feira, dia 03 começa no próprio Mário Raiter o calendário de coleta. Então todo material que for colocado para fora no sábado e nós não conseguirmos recolhe, porque no Mário são 1272 casas, 5 mil pessoas praticamente que moram nessa localidade, terá o acompanhamento durante a semana com o calendário de coleta. Peço o apoio para que neste sábado, 01/02 possamos estar juntos, a partir das 8 hora em frente ao Posto de Saúde, vamos trabalhar na busca de dar tranquilidade para nossa população deste bairro tão importante da nossa cidade”.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS.

Existe a suspeita de dengue, zika ou chikungunya quando ocorrem os seguintes sintomas:

Dengue

– Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).

– Dor atrás dos olhos.

– Dor muscular intensa.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas na pele.

– Fraqueza.

– Sangramento no nariz e gengiva.

Chikungunya

– Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).

– Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas na pele.

Zika

– Manchas vermelhas na pele.

– Olhos vermelhos.

– Febre baixa ou ausência de febre.

– Dor nas articulações, com ou sem inchaço.

– Dor de cabeça.

Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite. Idosos podem se sentir mais desanimados e prostrados.

Procure seu médico caso apareçam os sintomas da doença.

Veja também

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para concorrer ao sorteio de prêmios ao pagar IPTU de forma antecipada

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Corpos de motoristas de aplicativo são encontrado e três pessoas presas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril