E, para coroar a alta dos pacientes da UTI, Luís Fábio partilha outra boa nova com todos os sorrisenses: chega nesta segunda-feira ao Município um lote com 2 mil doses de imunizante contra a Covid-19 da Janssen. “Diferente das outras vacinas, a Janssen é em dose única e esta segunda dose do mesmo imunizante entre como a dose de reforço e completa o esquema vacinal”.

Com uma agulhada a menos e muitos suspiros de alívio a mais, o fato é que, quem foi imunizado com a Janssen e está no período estipulado para a dose de reforço, que passou a ser de quatro meses, pode buscar a vacina a partir desta terça-feira (21). Amanhã, a dose pode ser recebida nos três pontos de vacinação: o Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol; o PSF Novos Campos (a Upinha da Zona Leste); das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30; e no AME, das 17h às 20h.

Já do dia 22 de dezembro (quarta) até o dia 30 de janeiro, as doses passam a ser aplicadas no AME, das 7h às 19h, sem intervalo para o almoço. No dia 4 de janeiro, voltam a ser disponibilizados os três pontos de vacinação: dois no período diurno (Centro de Eventos e Upinha da Zona Leste) e um no período noturno (AME).

Até agora, Sorriso já aplicou 129.664 doses de imunizante contra a Covid-19.  Deste total, 68.245 primeiras doses foram aplicadas nos sorrisenses maiores de 18 anos e 7.392 doses entre os adolescentes entre 12 e 17 anos. Estas 75.637 primeiras doses correspondem a 116,25% da população vacinável de acordo com o estimado pelo Ministério da Saúde.

“Sorriso cresce muito rápido e os dados levam em conta a projeção censitária feita pelo IBGE, que já está defasada”, pondera Luis Fábio e contextualizando que moradores de outros municípios também foram  imunizados em Sorriso, visto que o Sistema Único de Saúde é integrado.

Já quando o assunto é a segunda dose, que representa o esquema vacinal completo (e aqui se insere o imunizante da Janssen), o número apresentado é de 49.752 doses aplicadas. Ou seja, 76,47% da população sorrisenses está com o esquema vacinal completo.

Já outras 4.257 agulhadas aplicadas foram nos braços de quem já havia tomado a segunda dose e aguardava a dose de reforço.” Com a chegada das vacinas da Janssen hoje, certamente esse número será ampliado”, destaca o secretário.

“É um dia de extrema alegria e gratidão, mas também de intenso respeito pelas famílias que ainda choram seus entes queridos perdidos para a Covid-19, por isso, reitero a admiração a cada profissional da Saúde, àqueles que não são da Saúde, mas igualmente se esforçaram sobremaneira para podermos avançar para o controle desta doença; destaco meu ‘muito obrigado’ aos nossos empresários, aos representantes de entidades de classe, aos nossos vereadores, aos nossos professores, enfim, a cada sorrisenses que fez e continua fazendo sua parte para que possamos controlar esse vírus”, celebra o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Assessoria.