TAPURAH: Processo seletivo previsto para domingo (21) é suspenso pela Justiça

O Ministério Público de Mato Grosso e a Defensoria Pública do Estado obtiveram liminar na Justiça para suspender a realização da prova de processo seletivo pelo Município de Tapurah (a 433km de Cuiabá), prevista para este domingo (21). A decisão estabelece o cancelamento do certame até que seja possível adotar novamente o distanciamento social seletivo básico na cidade, de acordo com a análise de ameaças e vulnerabilidades epidemiológicas nos termos do Decreto Estadual nº 522/20. O juízo fixou multa de R$ 20 mil para caso de descumprimento da liminar.  

“Além de estar na iminência de ocorrer, o evento está programado para realizar-se em escolas, com razoável número de pessoas. Em que pese o município consignar em notícia que ‘devido a pandemia pelo coronavírus, as provas serão realizadas adotando as medidas se segurança, respeitando-se as regras de distanciamento e regras de etiqueta, conforme protocolos dos órgãos de saúde’, não se verificou quais medidas serão adotadas na prática para a consecução desse objetivo”, considerou o juiz Bruno Cesar Singulani Franca na decisão. 

De acordo com a ação conjunta, Tapurah possui 66 casos confirmados, além de 38 casos suspeitos da Covid-19. A promotora de Justiça Cynthia Quaglio Gregorio Antunes e o defensor público Diogo Madrid Horita argumentaram que a permissão para realização da prova contraria a própria vedação local de aglomeração de pessoas, estabelecida por decreto municipal. “Ademais, apesar do Município de Tapurah possuir um hospital, este não possui leitos de UTI, e, por esta razão, é dependente de assistência médica de alta complexidade prestada por outros municípios que integram a Regional de Saúde do Teles Pires, em especial dos Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso”, destacaram.

O Processo Seletivo Simplificado nº 001/2020 prevê a contratação temporária pelo Município para os seguintes cargos: professor substituto; motorista de ônibus; apoio administrativo de manutenção de infraestrutura; apoio administrativo de nutrição escolar; técnico esportivo; motorista de veículos pesados; operador de máquinas pesadas I, II e III; agente de serviços públicos; mecânico; e agente de serviços gerais. A prova objetiva estava marcada para 21 de junho, em dois turnos (matutino e vespertino). 

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano