Técnicos da ANAC estão em Sorriso para vistoria de certificação do Aeroporto Adolino Bedin

Uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está em Sorriso desde ontem (12) para a realização de vistoria no Aeroporto Regional Adolino Bedin. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claúdio Drusina, a vistoria segue até esta quinta-feira (13). Após isso a equipe fornecerá um relatório que poderá apontar para a certificação operacional do Aeroporto ou relacionar para possíveis adequações. “Como a nossa licença provisória para operação vai até maio, caso haja apontamentos para adequações teremos tempo hábil para execução”, explica Drusina.

O secretário pontua que os principais apontamentos relacionados em vistorias anteriores eram em relação à pista. “Já apresentamos para a equipe o projeto de revitalização. O termo de fomento que prevê os recursos para a execução das obras já está na SAC (Secretaria de Aviação Civil) e logo devemos iniciar o processo licitatório. A previsão é que os trabalhos tenham início ainda em maio”, adianta.

Drusina destaca ainda que durante a realização dos serviços de recuperação o funcionamento do Aeroporto Regional Adolino Bedin não será prejudicado. “Vamos trabalhar com janelas de execução, atuando em horários e de maneira que as operações não sejam prejudicadas”, acrescenta.

A revitalização 

Assim que forem executadas as obras de recuperação e reforço, o aeroporto de Sorriso poderá receber aeronaves como Embraer 190, 195 e similares. Para isso, a Prefeitura Municipal e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) celebraram um termo de compromisso para a realização de obras de reforço e recuperação da pista de pouso e decolagem (PPD 05/23), taxiway e pátio de aeronaves do Aeroporto Regional Adolino Bedin no valor de obra é de R$ 8.090.983,95 (oito milhões, noventa mil e novecentos e oitenta e três reais e noventa e cinco centavos), que será totalmente repassado pelo Minfra ao município.

Além de possibilitar o recebimento de aeronaves de maior porte, os serviços irão ampliar a segurança das operações hoje realizadas e também a vida útil do pavimento que poderá ser de até 20 anos. As obras serão executadas de acordo com o projeto de revitalização, recuperação e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens elaborado pela Infraero e entregue ao município em 8 de novembro de 2019.

A assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Sorriso e o Minfra foi celebrada de forma digital no dia 31 de dezembro de 2019 pelo prefeito Ari Lafin e o secretário nacional de Aviação Civil do Minfra, Ronei Saggioro Glanzmann. Conforme o documento, o termo tem vigência de 600 (seiscentos) dias a contar da data de sua assinatura e pode ser prorrogado a pedido do município de Sorriso.

 “Sorriso já é um hub logístico por ser um ponto de entroncamento das BR’s 163 e 282, com a ampliação do aeroporto e a expansão do turismo de negócios temos certeza de que não só o nosso município, mas toda a região terão ganhos socioeconômicos e financeiros, afinal, estamos no coração do Mato Grosso”, finaliza Drusina.

Veja também

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico