Unidade móvel do Hospital do Amor atenderá na Zona Leste e no Mário Raiter

É mulher, tem 40 anos ou mais e reside ou na Zona Leste ou no Residencial Mário Raiter? Então esse recadinho é para você! Na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de agosto, a unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos estará com atendimento nos dois locais. E detalhe: por livre demanda. Isso mesmo, mulheres acima de 40 anos só precisarão ir até a unidade para atendimento. Contudo, é bom ressaltar que mulheres com menos de 40 anos e com o encaminhamento da Unidade de Saúde da Família também serão atendidas.

Na terça e na quarta-feira, 23 e 24 de agosto, o atendimento será em frente a USF do São Domingos, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, a unidade estará em frente à USF do Mário Raiter. No dia 25 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 26, o atendimento é só pela manhã.

De acordo com a programação, serão realizadas 300 mamografias e 200 exames de Papanicolau. Para a realização dos atendimentos foram investidos mais de R$ 50 mil de recursos municipais.

O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua que a vinda do caminhão já virou rotina. “A novidade desta vez é o atendimento nos bairros, ao encontro das necessidades de toda a nossa população”, frisa. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica.

Sílvio lembra que em 2021 foi firmado um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos. Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.

O gestor aproveita para destacar que além dos atendimentos da próxima semana e realizados pela unidade móvel, qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades Básicas de Saúde.

Sílvio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Como será o atendimento

Na terça e na quarta-feira, 23 e 24 de agosto, o atendimento será em frente a USF do São Domingos, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, a unidade estará em frente à USF do Mário Raiter. No dia 25 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 26, o atendimento é só pela manhã. A tarde é reservada para desmontar o espaço e garantir o atendimento à próxima cidade.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril