Centro de Triagem reforçará atuação dos municípios no combate à pandemia

O Centro de Triagem da Covid-19, que funcionará nas instalações da Arena Pantanal, em Cuiabá, é uma medida de auxílio à Atenção Básica dos municípios localizados na região da Baixada Cuiabana. A iniciativa tem o objetivo de viabilizar o atendimento e tratamento precoces, como forma de evitar complicações e reduzir os índices de internação hospitalar.

O governador Mauro Mendes destacou que essa é uma ação estratégica que atende ao protocolo do Ministério da Saúde. Porém, a oferta do serviço de atenção primária continua sendo uma obrigação das prefeituras.

“Esse auxílio do Governo do Estado não excluiu a responsabilidade dos 141 municípios. Essa é uma iniciativa do governo, a estrutura é estadual e não inviabiliza outras iniciativas, pois o Centro de Triagem não será a porta de entrada para tratamento da Covid-19, mas sim um reforço para a rede de Atenção Básica dos municípios”, explicou.

O atendimento no Centro de Triagem é específico para pessoas adultas que apresentem sintomas leves do novo coronavírus e que precisam receber as orientações médicas adequadas para dar início ao tratamento precoce da doença.

No local, serão realizados os exames de detecção do vírus, as avaliações de quadro clínico, a tomografia e entrega de medicamentos para pacientes adultos. Após triagem e consulta individualizada, poderá haver – caso recomendado pelo profissional médico – a prescrição de uma receita para a retirada, no próprio Centro, de remédios que tratam os sintomas da Covid-19.

Para o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa irá contribuir para diminuir os casos graves da doença.

“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui”, afirmou, ressaltando que a unidade será uma extensão do Hospital Estadual Santa Casa.

O atendimento para pessoas com sintomas leves da Covid-19 terá início na próxima quinta-feira (23.07), com distribuição de senha das 6h às 6h45 e início dos atendimentos às 7h. Serão atendidas as pessoas com senhas que tenham a validade para o mesmo dia – ou seja, a senha não poderá ser utilizada para outro dia e nem por outra pessoa.

Veja também

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso