Governador: “O grande objetivo é fazer o diagnóstico e tratamento precoce da doença”

O governador Mauro Mendes afirmou que o grande objetivo do Centro de Triagem Covid-19, que abre para a população nesta quinta-feira (23.07), é ajudar as prefeituras a “fazer o diagnóstico e tratamento precoce da doença”.

A unidade está instalada na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

“Esperamos atender cerca de 600 pessoas por dia aqui na Baixada Cuiabana, porque aqui é o maior foco de contaminação, além de ser o maior conglomerado urbano. Essa atividade é um papel da atenção básica, que eu imagino que deve estar acontecendo nos PSFs, UPAs e policlínicas, mas a demanda tem sido muito grande. Então montamos esse Centro de Triagem com o grande objetivo de fazer o diagnóstico inicial e o tratamento precoce da doença”, ressaltou o governador, em entrevista à Rádio Capital, na manhã desta quarta-feira (22).

Mendes explicou que o diagnóstico e tratamento precoce visa evitar que a doença se agrave e os pacientes precisem de uma unidade hospitalar.

“O médico que estiver atendendo vai poder avaliar o paciente de forma clínica e também pelo teste rápido para dar o encaminhamento. Ainda vamos ter tomografia computadorizada caso seja identificado um agravamento. Teremos também medicamentos para, se o médico receitar, o cidadão já poder sair com o remédio. O objetivo é evitar que a doença se complique e que o cidadão precise ir a um hospital e até mesmo a uma UTI”, reforçou.

Para o interior do estado, o governador destacou que estão sendo enviados 300 mil testes rápidos e lotes dos medicamentos do “kit-covid” para auxiliar as 141 prefeituras.

Como vai funcionar

De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h, contudo, o acesso à Arena Pantanal se encerra às 17h.

Veja também

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça sinalização em salas de vacinas em Sorriso

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Mato Grosso oferece campanha de prevenção em Sorriso