15 municípios se reúnem em Sorriso para reunião do Cidesa; regularização fundiária foi assunto principal

Na manhã desta quinta-feira (21), prefeitos e secretários representantes dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa), se reuniram no auditório do Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso, para debaterem assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico e socioambiental da região.

A reunião foi dirigida pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que é presidente do Consórcio, onde discutiram diversos assuntos, como o projeto de Lei que os municípios devem encaminhar às suas respectivas Câmaras Municipais, visando aprovação pelos vereadores, autorizando a efetivação do contrato de rateio orçamentário entre os municípios que compõem o Cidesa.

Foram formadas comissões de trabalho, visando dar celeridade no andamento de projetos importantes para a região, como a descentralização regional da SEMA, regularização fundiária, zoneamento da castanheira (região de Cláudia) e viabilização para implantação da Defesa Civil nos municípios que não possuem.

Ari Lafin, presidente do Cidesa, destacou a questão da busca pela regularização fundiária, um dos principais tópicos discutido em reunião.

“Tivemos uma importante reunião, em que debatemos assuntos importantes como é o caso da regularização fundiária, que tem sido um desafio para todos os municípios, por isso precisamos nos unir, juntar forças para buscar agilizar o processo de regularização dessas terras”, destacou Lafin.

Foi nomeado como presidente da comissão de regularização fundiária, Edu Pascoski, prefeito de Itanhangá, município que tem o maior território de assentamento do país, com 45% de área aguardando regularização.

“Todos os municípios que compõem o Cidesa têm problemas fundiários, por isso a importância de formar uma comissão específica. Vamos nos reunir, buscar um diálogo com as instituições relacionadas a regularização fundiária, para juntos, buscarmos a solução para este problema”, ressaltou Pascoski.

O Cidesa foi reativado em maio deste ano com o objetivo de fortalecer os municípios que compõem a região Vale do Teles Pires, buscando discutir e resolver os principais problemas da região. Atualmente, 15 municípios compõem o Cidesa: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Da Administração Municipal de Sorriso, além do prefeito Ari Lafin, também participaram da reunião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, e o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

Veja também

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico