No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como “Janeiro Branco”, a cidade de Sorriso fortalece o compromisso com o bem-estar psicológico ao introduzir um inovador curso chamado “Tramando Fibras e Tecendo Histórias”. A iniciativa, que utiliza a trama da fibra de bananeira como meio terapêutico, será promovida no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida Nova a partir desta quinta-feira, dia 18.
A realização desse projeto é possível graças à colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj). O curso é um dos beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.
Gabriela Neves, uma das proponentes do curso, destaca a abordagem única do projeto. “Usando a arte como recurso terapêutico, o curso não só trabalha questões emocionais, como também reforça os laços de comunidade e ainda oferta uma nova opção para geração de renda”, afirma a psicóloga, especialista em Arteterapia, residente em Saúde da Família, e mestra em Educação.
O curso será dividido em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, proporcionando flexibilidade para os participantes. Sílvia Gehring, coordenadora do Departamento de Educação em Saúde da Semsas, informa que outras atividades estão programadas em alusão ao “Janeiro Branco”, a campanha brasileira sobre saúde mental, que busca a construção de uma cultura pró-saúde mental e bem-estar emocional.