Início da operação do SAMU em Sorriso é adiado para depois do carnaval

O município de Sorriso se prepara para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destacando que o serviço deve entrar em operação ainda neste mês de fevereiro. Inicialmente previsto para o dia 5 de fevereiro, a data foi adiada para o pós-carnaval devido à espera pela entrega final de materiais de consumo.

A base do SAMU está pronta, localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). Duas ambulâncias já estão no local, sendo uma equipada com suporte avançado de UTI móvel para atendimento de casos mais graves.

A equipe do SAMU em Sorriso é composta por 24 profissionais, incluindo oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. Todos passaram por treinamentos, sendo o primeiro ministrado por uma equipe dos bombeiros e o segundo em Cuiabá com a equipe do SAMU da capital estadual. Os treinamentos abordaram situações como abordagem em acidentes com urgência e emergência, traumas, hemorragias e emergências clínicas, além de estabilização, classificação e regulação de vítimas.

“Estamos com tudo praticamente pronto e com previsão para iniciar os serviços ainda em fevereiro”, afirma Luis Fábio. Ele destaca que a presença do SAMU será uma mudança significativa no município, possibilitando o atendimento clínico no local do acidente ou onde a vítima tenha passado mal. O secretário expressa sua gratidão ao prefeito Ari Lafin por entender e apoiar a implantação do serviço que visa agilizar atendimentos em saúde para a população. Assim que entrar em operação, o SAMU estará disponível para atendimento pelo número 192.

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais