PM registra redução significativa de crimes durante Operação Carnaval 2024 em Mato Grosso

Durante a Operação Carnaval 2024, a Polícia Militar de Mato Grosso celebra uma redução expressiva de 58% nos casos de homicídios em comparação com o ano anterior. Os números revelam que, neste ano, foram registradas 10 ocorrências com morte, enquanto no mesmo período de 2023, foram contabilizadas 24. A intensificação do policiamento durante o feriado visa garantir a segurança da população.

A Operação Carnaval foi lançada na última sexta-feira (09.02) e encerrada nesta quarta-feira (14.02). O policiamento foi reforçado com um efetivo de 3.193 policiais militares distribuídos em 96 pontos de concentração de festas, que reuniram aproximadamente 300 mil pessoas.

O balanço apresentado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também destaca a redução de 21% nos furtos, passando de 315 casos em 2023 para 248 neste ano. Além disso, houve uma diminuição de 5% nos roubos, de 46 delitos para 43.

Durante os dias de festividades, 54 pessoas foram conduzidas à delegacia, uma arma foi apreendida, 49 veículos foram apreendidos, e aproximadamente 6 kg de entorpecentes foram confiscados.

Conforme o coronel Mendes, a Polícia Militar registrou uma redução de 55% nas ocorrências nos locais de Carnaval, com 99 casos em 2023 e 44 este ano, incluindo apreensões de drogas, ameaças, desobediência e direção perigosa. Ele destacou que o sucesso da operação é resultado dos investimentos contínuos na Segurança Pública pelo Governo do Estado, englobando renovação de armas, viaturas e equipamentos de segurança de última geração.

O subchefe do Estado Maior, coronel PM Wilker Soares Sodré, elogiou o trabalho dos policiais militares, ressaltando que, mesmo durante o período festivo, o policiamento ostensivo e preventivo foi mantido em todo o estado.

“Quero destacar o esforço dos policiais militares não somente nos locais de Carnaval, mas essa segurança foi transmitida para todos os bairros e municípios do estado que não tiveram festas. O policiamento ostensivo e preventivo ocorreu de forma simultânea, em cada canto do estado, principalmente em pontos turísticos”, afirmou o coronel PM Wilker Soares Sodré.

Além dos batalhões de área, o efetivo policial nas ruas foi reforçado com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos-soldados em formação.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura