Sorriso registra aumento nos casos de Covid-19 e autoridades alertam para o uso de máscaras

O feriado de Carnaval não foi sinônimo de descanso para os profissionais de saúde em Sorriso. Especificamente no Posto de Saúde da Família (PSF) Central, que está atendendo como referência para casos de Covid-19 aos fins de semana e feriados, foram realizados 352 atendimentos, sendo 141 apenas ontem, 14 de fevereiro, na quarta-feira de cinzas.

Dentre as 352 pessoas atendidas no PSF Central, 194 foram encaminhadas para a realização do teste rápido, com 66 resultados positivos. Os demais tiveram a testagem agendada. Luis Fábio Marchioro, gestor da pasta de Saúde e Saneamento, destacou que o aumento de casos nesta quinta-feira, pós-Carnaval, totaliza 132 pessoas com o vírus ativo no organismo, um aumento de 25,75% em relação ao dia anterior.

Desde o início de janeiro, 1.099 testes foram aplicados, com 531 resultados positivos, representando 48,31% do total de testes realizados. No entanto, 398 pessoas já estão curadas. O gestor ressaltou que, embora a cepa em circulação seja mais contagiosa, os sintomas estão mais leves, e a recuperação tem sido mais rápida, possivelmente devido à imunização da maior parte da população.

Marchioro alertou para a importância de procurar atendimento ao apresentar sintomas, com orientações específicas de acordo com a gravidade do caso. O PSF Central continuará aberto aos sábados, domingos e feriados das 7 às 19 horas, atendendo casos leves.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, o Carnaval também foi intenso, registrando 1.986 atendimentos entre 9 e 14 de fevereiro. Nas Upinhas da Zona Leste e Santa Clara, foram contabilizados 803 e 197 atendimentos, respectivamente, durante o período carnavalesco.

Em todos os pontos, as equipes observaram a falta de uso de máscaras de proteção facial, um item essencial. O secretário de Saúde enfatizou que, ao acessar qualquer serviço de saúde, é fundamental o uso da máscara para proteção própria e dos demais.

Além disso, a Secretaria de Educação está monitorando todas as escolas para comunicação de casos positivos, pacientes positivos continuam sendo monitorados, e a população pode tirar dúvidas ligando para o número 150. Todas essas medidas buscam conter a propagação do vírus e garantir a assistência adequada à população sorrisense.

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais