Operação Contrafluxo: FICCO-MT desmantela grupo de tráfico interestadual de drogas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Contrafluxo, visando cumprir oito mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de um sequestro de um imóvel. O alvo da operação é um grupo responsável pelo fornecimento de drogas aos estados de São Paulo e Paraná.

A investigação teve início após a apreensão, em setembro e outubro do ano passado, de duas cargas de cloridrato de cocaína, totalizando uma tonelada da substância entorpecente, no interior de Mato Grosso. Essas cargas estavam sendo preparadas para o transporte em caminhões com destino a outros estados do país.

Na primeira fase da operação, deflagrada em 7 de dezembro de 2023, foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisão preventiva, busca e apreensão, e sequestro de bens. Durante essa etapa, a polícia colheu provas que indicaram a participação de outros envolvidos no esquema criminoso, identificando ainda uma atuação sofisticada para a lavagem de dinheiro.

A droga enviada às regiões sul e sudeste tinha como destino abastecer uma grande facção criminosa atuante nessas localidades. Além disso, foi apurado que a organização criminosa agia de forma estruturada, utilizando métodos sofisticados para dissimular suas atividades ilícitas.

As investigações contaram com o apoio das Delegacias da Polícia Federal de Sinop (MT) e Jales (SP), das delegacias da Polícia Civil de Mato Grosso em Porto dos Gaúchos, Juara e Campo Novo do Parecis, além da Gerência de Combate ao Crime Organizado. A Polícia Militar de Sinop e Nobres, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal em Sorriso, também colaboraram com a operação.

A FICCO-MT, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, atua de forma integrada no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso. A Operação Contrafluxo representa mais um esforço conjunto para desmantelar atividades criminosas e preservar a segurança da população.

Veja também

Adoção foi tema de entrevista especial ao programa A Voz do Povo

“Quem não é mãe não conhece o amor de verdade”, diz Karol Ficagna ao programa A Voz do Povo

Projeto de habitação com mais de mil apartamentos começa a sair do papel em Sorriso

Mulher é vítima de feminicídio em Sorriso; 12 facadas desferidas pelo companheiro

Projeto de equoterapia “Sonho Meu” corre risco de encerrar atividades em Sorriso

Polícia Civil desarticula associação que fraudava execução de contratos públicos para perfuração de poços artesianos