Vendas de veículos novos diminuem 45% em MT durante pandemia

As vendas de veículos novos diminuíram 45% em Mato Grosso durante o período de pandemia do novo coronavírus. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) Em abril deste ano foram emplacados 5.173 automóveis, caminhões, ônibus, entre outros. Já em abril de 2019 foram emplacados 9.453 veículos.

Segundo a federação, com as lojas fechadas, os negócios reduzidos e a economia em crise, as expectativas para o próximo mês continuam baixas. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que faz o registro de placas, também trabalha de forma reduzida durante a quarentena.

Os dados apontam que houve queda relevante nas vendas em todos os segmentos. No segmento de automóveis e comerciais leves a queda é de 40%. Para caminhões e ônibus, a baixa é de 52%. Para motos, o percentual de redução é de 50%. O segmento de implementos rodoviários caiu 34%.

A Fenabrave destaca que o impacto do coronavírus no setor automotivo vai além de queda das vendas e que a redução das importações e da produção de uma maior variedade de modelos também é uma preocupação no setor, já que o estoque de peças e acessórios é limitado e duram, geralmente, 60 dias.

O setor diz que nesse primeiro momento, as concessionárias priorizaram a folha de pagamento e contratos com fornecedores, cortando tudo que deixa de ser essencial na operação. De acordo com a federação, o mês de maio será decisivo para reavaliar as projeções do ano e para o empresário já ter ideia de todos os reajustes que terá de fazer para manter a operação das lojas com o menor custo possível.

Veja também

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Concurso Nacional Unificado 2025

Ações do Governo garantem redução histórica e o menor número de focos de calor em 27 anos

Agência Brasileira de Inteligência: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026