Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Os integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reuniram nesta semana para traçar estratégias antecipadas visando a eliminação e prevenção de focos de incêndio em 2024. Sob a liderança do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, a palavra-chave que norteia as ações do comitê é o planejamento integrado.

“Nosso objetivo é não termos focos de incêndio, mas, caso ocorram, precisamos estar preparados para atuar com agilidade”, frisa Denardi. “Para isso, precisamos trabalhar em conjunto e com planejamento.”

Entre as ações discutidas está a atualização do mapa das áreas com maior índice de registros de fogo, além da revisão do mapeamento dos pontos de água disponíveis para o combate às ocorrências. Além disso, foi acordado que todos os envolvidos receberão um mapa do Assentamento Jonas Pinheiro para facilitar o acesso a locais como esse em casos de chamadas de emergência.

“É fundamental estarmos organizados com rotas rápidas e de fácil acesso no caso de chamadas”, destaca o gestor da Semasa, Marlon Zanella. “Por isso, vamos repassar ações de prevenção no Jonas Pinheiro em um dia de campo da agricultura familiar, marcado para esta sexta-feira, dia 15.”

Para agilizar o combate aos incêndios, o município pretende deixar um dos dez caminhões-pipa disponíveis na base instalada no Jonas Pinheiro. “Precisamos diminuir o tempo de resposta no caso de queimadas e evitar prejuízos financeiros e problemas de saúde para a população”, explica Denardi. “Além disso, vamos focar na conscientização sobre a cultura do fogo usado para limpeza, uma prática perigosa que precisa ser eliminada.”

Em 2023, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 120 incêndios em Sorriso, sendo 40 de médio e grande porte. “Nas demais 80 situações, constatamos fogo doméstico, em que o próprio morador colocou o fogo para queimar folhas e lixo”, explica o coordenador da Compdec, Alberto dos Santos.

Comparativamente, houve uma redução de 57,89% nos incêndios de médio e grande porte em relação a 2022, embora tenha havido um aumento nos casos de fogo doméstico. O estado lançará um decreto proibindo o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais, mas é importante ressaltar que atear fogo é crime ambiental o ano todo.

Além das equipes da Samatec e Semasa, a reunião contou com a participação de representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Clube Amigos da Terra (CAT), Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural e outras instituições.

O Comitê, criado em 2021, é composto por membros da Prefeitura e outras instituições, incluindo o Sindicato Rural, CAT, Aprosoja, Corpo de Bombeiros Militar (BM), Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias.

galeria de imagens

Veja também

Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso, celebra marco histórico com o fim de embargo ambiental

Maio Cinza: conscientização e combate ao Câncer Cerebral

Nota MT sorteia R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira (9)

Sorriso: MP instaura inquérito visando solução do problema de fiação exposta e segurança viária

Bando detido monitorava casa de policiais em Ipiranga do Norte; entorpecentes foram apreendidos

PRF de Sorriso intensifica fiscalizações e prende suspeito em abordagem veicular