Ministério Público de MT lança cartilha contra bullying e cyberbullying

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Educação, lançou a cartilha “Somos mais fortes quando nos apoiamos: diga não ao bullying” (leia aqui), com objetivo de alertar a comunidade escolar sobre essa prática, auxiliar na identificação de comportamentos, fornecer orientações e estimular a denúncia.

Conforme o promotor de Justiça coordenador do CAO Educação, Miguel Slhessarenko Júnior, a “cartilha traz orientações práticas e objetivas que podem ser compartilhadas com a comunidade escolar, familiares, gestores e conselhos de educação, envolvendo todos os atores educacionais”.

Além disso, o material traz as consequências para o agressor previstas no Código Penal. “É importante que todos saibam que o bullying e o cyberbullying podem resultar em pedidos de indenização por danos morais contra o agressor, os pais e a escola. E que vítima e testemunhas devem denunciar essas práticas, pois o silêncio fortalece o agressor”, acrescentou a promotora de Justiça coordenadora-adjunta do CAO, Patrícia Eleutério Campos Dower.

Veja também

Seduc inicia período de recebimento de documentos e confirmação da Matrícula Web

Inscrições para professor formador do Cemfor serão realizadas nesta semana

Faculdade Atenas de Sorriso anuncia bolsas de estudo para curso de Direito

Gestores de escolas municipais de Sorriso são empossados para biênio 2026/2027

Em busca de equidade, Unemat inicia MBA inédito para formação de lideranças femininas

Avaliação da Educação Municipal é positiva, afirma secretária Adriana Reichert