Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado com conscientização e inclusão no programa A Voz do Povo

No dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, uma data dedicada à conscientização e inclusão das pessoas que vivem com essa condição genética. Em reconhecimento à importância desse dia, a equipe do programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, convidou o presidente da instituição Sonho Meu, especializada em equoterapia para pacientes com síndrome de Down, juntamente com a adolescente Flávia Perin, portadora da síndrome, e sua mãe, Leni Perin.

Durante o programa, o grupo destacou que, apesar dos avanços na conscientização e inclusão, o preconceito ainda é uma das maiores barreiras enfrentadas pelos portadores de síndrome de Down. O Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, é uma oportunidade para celebrar a vida dessas pessoas e garantir que elas tenham as mesmas oportunidades e liberdades que todas as outras.

A Síndrome de Down é uma condição genética presente na espécie humana desde sua origem, sendo descrita pela primeira vez há 150 anos por John Langdon Down. Em 1958, a origem cromossômica da síndrome foi descoberta, o que a tornou conhecida como uma condição genética.

Atualmente, a Síndrome de Down é a primeira causa conhecida de deficiência intelectual, afetando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual. No Brasil, estima-se que ocorra em 1 a cada 700 nascimentos, totalizando cerca de 270 mil pessoas com a síndrome. Globalmente, a incidência é estimada em 1 a cada 1 mil nascidos vivos.

É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética inerente à pessoa. No entanto, está associada a algumas questões de saúde que requerem atenção desde o nascimento, como cardiopatias congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, entre outras.

Apesar das características físicas, não há uma relação direta entre elas e o comprometimento intelectual das pessoas com síndrome de Down. O desenvolvimento individual está relacionado aos estímulos e incentivos que recebem, especialmente nos primeiros anos de vida, além da carga genética herdada de seus pais, como em qualquer pessoa.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma oportunidade para promover a conscientização e a inclusão, reconhecendo a diversidade e o potencial de cada indivíduo, independentemente de suas diferenças genéticas.

Neste domingo (24-03), às 15 horas, será realizado um evento no Parque Ecológico de Sorriso para marcar a data.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Sorriso comemora Expedição 163 que celebra a entrega de 130 quilômetros da duplicação da rodovia

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas