Sorriso: MP sugere medidas para corrigir problemas em unidades básicas de saúde

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso irá se reunir na próxima semana com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Atenção Básica em Saúde para apresentar um relatório detalhado das fiscalizações realizadas em quatro unidades básicas de saúde da região. Essa ação visa analisar o desempenho dessas unidades e propor medidas para solucionar eventuais problemas identificados.

O promotor de Justiça Marcio Florestan Berestinas explicou que durante a reunião será entregue uma notificação recomendatória contendo medidas a serem adotadas para facilitar a transmissão de informações e orientações à população, ampliar o cadastramento, desenvolver ações intersetoriais para prevenção e promoção da saúde, preencher a matriz de monitoramento e elaborar um plano de ação para as metas não cumpridas do Programa Previne Brasil, entre outras providências.

“Nos casos em que não for possível solucionar os problemas de forma consensual, o Ministério Público promoverá ações civis públicas estruturais após a realização de audiências públicas”, destacou o promotor.

O trabalho de inspeção é conduzido por meio de levantamentos prévios sobre o desempenho de cada unidade básica de saúde em relação às metas do Programa Previne Brasil, que abrangem ações de saúde da mulher, saúde bucal, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas.

As visitas incluem inspeção da estrutura física das unidades, verificação da regularidade das equipes de saúde da família e de saúde bucal, fiscalização da oferta de vacinação e disponibilidade de materiais e medicamentos. Para ampliar a eficácia do trabalho, a equipe da promotoria elaborou tabelas e gráficos de monitoramento das metas, além de participar de capacitações oferecidas pelo Escritório Regional de Saúde de Sinop.

Essa ação está alinhada à Recomendação Conjunta 2/2024/PGJ, assinada pelo procurador-geral de Justiça do MP-MT, pelo corregedor-geral e pelo procurador de Justiça titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico.

A equipe da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso é composta por Sandrely Ugulino Cardoso (oficial de gabinete), Amanda Rocha Verni (assistente ministerial), Michelle Maxa Silva (auxiliar ministerial) e Alice Barbosa Zanatta (estagiária). As unidades básicas de saúde Jardim Europa, Jardim Carolina, Vila Bela e Bela Vista foram vistoriadas durante o mês de março.

Veja também

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso